Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

Análise dos erros tipo repetição na tarefa ALCESC da BAMT-UFMG como ferramenta para estimar o tempo de retenção de uma palavra na memória de trabalho

Autor: TOURINHO DE SIQUEIRA P

Orientador: HAASE, V. G.

Outros autores: FREITAS, P M;; BRANDÃO KA; MARTINS KC; BERNARDES AC; ROTHE NEVES ,R; CARVALHO MRS;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / PSICOLOGIA

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: MEMORIA DE TRABALHO - ALCANCE DE COMPUTAÇÃO NA ESCRITA - ERROS TIPO REPETIÇÃO

No uso normal da linguagem escrita e falada são cometidos erros resultantes de interferências na memória de trabalho. A ALCESC (alcance da computação na escrita), um dos componentes da BAMT-UFMG (Bateria de Avaliação de Memória de Trabalho), foi analisada com o objetivo de determinar a freqüência de erros do tipo repetição e o tempo de retenção de uma palavra. Em 120 testes aplicados a alunos do 1º e 2º anos de ensino médio do Colégio Militar no ano de 1999 foram procurados especificamente erros classificados como repetições puras. Neste tipo de erro aparece como resposta uma palavra presente como resposta numa questão anterior. Foram analisadas a freqüência destes erros e a distância entre a localização no teste da resposta original e a questão onde foi cometida a repetição. Os erros do tipo repetição pura correspondem a aproximadamente 3% dos erros encontrados. Dos 120 indivíduos avaliados 35 (29%) cometeram erros do tipo repetição pura. Dentro deste grupo, a média ficou entre 1,6 repetições/indivíduo (variação de 1 a 8 repetições/indivíduo). A distância média entre as repetições e suas questões de origem foi de 10,55 sentenças. Contudo, a mediana de 6,5 é mais representativa que a média, já que a curva gerada no gráfico tem uma distribuição de Poisson. O desvio padrão foi de 11,43. A distância mínima encontrada foi de 1 questão e a máxima de 49 questões. 85% dos erros ficam em ma faixa de até 17 sentenças de distância.

Apoio: FAPEMIGp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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