Autor: RODRIGUES, C. S.
Orientador: AFONSO, M.L.M
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA / PSICOLOGIA SOCIAL
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA
Palavras-Chave: IDENTIDADE ÉTNICA - MERCADO DE TRABALHO - INSERÇÃO
Esta pesquisa procura descrever/analisar o processo vivenciado por profissionais negros com educação superior, nos primeiros cinco anos de sua vida profissional, dando ênfase na discriminação percebida, nos conflitos psicológicos associados, nas formas de enfrentamento e no impacto em sua identidade étnica. O trabalho ocupa um espaço fundamental na construção de identidade do sujeito, pois orienta relações que este estabelece com o mundo através do desempenho de seu papel profissional. Sua inserção no mundo do trabalho estrutura seu posicionamento perante a família, amigos, sociedade e a si mesmo. Na primeira fase da pesquisa, são realizadas entrevistas tipo "história de vida" com seis profissionais negros (que se autoidentifiquem enquanto tal) em ocupações que exijam formação superior. Nas entrevistas, a questão da identidade étnica e sua relação com a vida profissional, suas características, negação ou afirmação, são o ponto nevrálgico de análise. Os sujeitos se constituem, individualmente, em um estudo de caso em profundidade, que são analisados de acordo com a proposição teórica da análise do discurso. Na segunda fase, os sujeitos que foram entrevistados são convidados a participar de uma sessão de grupo focal, onde questões relativas à identidade étnica e à vivência profissional são o foco da comunicação. Aspecto fundamental na pesquisa é a comparação ente os dados obtidos nas entrevistas individuais em profundidade e da sessão de grupo focal, onde a matriz de comunicação do grupo prevalece, evidenciando a pressão grupal e um campo de interação em torno da questão tratada. Por esta comparação poderemos compreender e analisar conflitos psicológicos e de grupo envolvidos na questão étnica e na construção de identidade de profissionais negros com formação superior.
Apoio: p>
|