Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

Pais como co-terapeutas: Resultados preliminares de um treinamento em Habilidades Sociais.

Autor: AMARANTE, C. L. D.

Orientador: HAASE, V. G.

Outros autores: PINHEIRO, M I; HELENO, C T [IC/CNPQ]; LOURENÇO, C; BONVIFCINI, C; RIVERA, J; ROSA, L; DANTAS, M V; MIRANDA, M S; LIBÓRIO, P P; KÄEPPLER, K C; DEL PRETTE, A;;

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / PSICOLOGIA

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA LABORATÓRIO DE NEUROPSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Palavras-Chave: PAIS COMO CO-TERAPEUTAS - TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS - BOM RELACIONAMENTO FAMILIAR

O projeto realizado na escola municipal Maria das Neves, teve em sua origem dados que indicavam uma forte relação entre a forma ou maneira que os pais lidavam e o leque de comportamentos apresentados por suas crianças. O trabalho foi realizado com o intuito de diminuir os comportamentos inadequados e aumentar o repertório cognitivo e comportamental de habilidades sociais nos pais e filhos de família em situações de risco social da periferia urbana. O treinamento é realizado em nove passos: Passo1 Discussão acerca dos motivos do comportamento inadequado das crianças; Passo2 Propõe uma atividade recreativa entre pai e filho com o objetivo de desenvolver uma relação positiva; Passo3 Objetiva estimular as atividades independentes da criança como aumento do monitoramento; Passo4 Focaliza a atenção do pai no comportamento obediente de seu filho; Passo5 Desenvolve a capacidade de pais e filhos para interpretar o ambiente social; Passo6 Exposição de técnicas para obter a atenção, a compreensão e a obediência da criança às suas ordens; Passo7 Promoção a interação entre a família e a escola; Passo8 Desenvolvimento da compreensão dos papeis sociais; Passo9 Discute a forma mais assertiva de se expressar; Os dados obtidos na aplicação anterior e posterior ao treinamento no questionário de situações domésticas indicam reduções significativas no índice de severidade das situações. No teste pré-treino o índice de severidade/número de situações foi de 427/70 com severidade média de 6,1, já no teste pós-treino a relação de severidade/número de situações foi de 291/82, com média de 3,5 de severidade. O trabalho obteve um índice de permanência de 79,21%. Os resultados parciais derivados do questionário de situações domesticas indicam que o programa é eficaz, sendo diminuída a freqüência e a intensidade dos comportamentos problemáticos em casa.

Apoio: p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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