Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

Programa de Treinamento de Professores para Crianças Hiperativas: Um Estudo de Caso

Autor: FREITAS, P. M.

Orientador: HAASE, V. G.

Outros autores: PINHEIRO, M I S;;

Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA / INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: TREINAMENTO DE PROFESSORES - HIPERATIVIDADE - CO-TERAPIA

O Programa de Treinamento de Professora (PTF) foi desenvolvido para o atendimento de uma criança hiperativa. O caso se refere a uma criança de 7 anos, do sexo masculino. O objetivo do PTF foi diminuir a freqüência de comportamentos inadequados e aumentar a freqüência de comportamentos adequados, tornando o repertório da criança mais adaptativo no ambiente escolar. No pré-teste, foram aplicadas escalas de cotação de comportamentos preenchidas pela professora, outra fonte de dados foi a observação comportamental. O PTF foi fundamentado no modelo de co-terapia, com o foco na mudança de contingências no ambiente natural. A aplicação foi realizada em uma escola pública da região metropolitana. A criança cursava a primeira série em uma turma com crianças de idade entre 6 e 9 anos. O PTF possui cinco passos: 1 Por que as crianças se comportam mal; 2 Mudando o Foco de Atenção; 3 Treino de Comandos; 4 Economia de Fichas; 5 Promovendo Habilidades Sociais. O pós-teste foi realizado após a finalização do PTF. Os resultados do pré e pós-teste serão descritos respectivamente: Escala de Cotação de Hiperatividade (27/20); Situações Escolares (43/21); Escala de Avaliação de Comportamentos (Fator I Hi-peratividade 58/53; Fator II Funcionamento Independente/Socialização Positiva 12/17; Fator III Inatenção 17/15; Fator IV Neu-roticismo/Ansiedade 14/12; Fator V Socialização Negativa 13/8); Observação Comportamental (15/7). Os resultados apresentados mostram que houve uma diminuição dos comportamentos inadequados da criança. A professora relatou que a criança passou a interagir melhor com grupos. O PTF demonstrou ser efetivo para a adaptação da criança ao ambiente escolar. O PTF reafirma a eficácia da intervenção no ambiente natural, especialmente no caso de crianças hiperativas.

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UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
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