Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

A relação familiar sob a perspectiva de pais e filhos

Autor: RODRIGUES, J. L.

Orientador: KAEPPLER, K. C.

Outros autores: OSWALD, S H;; LAMBERTUCCI, M. R.; FREITAS, P. M.;

Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA / FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: RELAÇÕES FAMILIARES - SISTEMA FAMILIAR - INSTRUMENTO DE PSICODIAGNÓSTICO

Os estudos na área de Psicologia da Família necessitam de instrumentos que possibilitem comparar as diferentes perspectivas familiares. O objetivo principal deste estudo é investigar as perspectivas familiares sobre coesão e hierarquia entre pais e filhos, através do Family System Test (FAST). Este instrumento possui figuras de madeira, que correspondem aos sexos masculino e feminino, além de cilindros de alturas diferentes e um tabuleiro. É solicitado aos participantes que representem sua família em três situações diferentes- cotidiana, idealizada e de conflito. A coesão foi calculada através da distância entre as peças, utilizando-se do Teorema de Pitágoras, e a hierarquia observada através da altura das figuras. A amostra é composta por 31 tríades de pai, mãe e adolescentes estudantes de escolas particulares e 51 díades compostas de mães e filhos estudantes de escolas públicas localizadas na periferia de Belo Horizonte. Os resultados obtidos demonstrarm que as mães dos alunos de escolas localizadas na periferia percebem seu relacionamento com o pai sendo menos coesivo do que a percepção do seu filho sobre a relação entre os pais (p<.05). Na situação ideal, os filhos desejam uma família mais coesa do que os seus pais (p<.01). Resultados relativos à hierarquia mostram que tanto as mães (p<.01) quanto os pais (p<.05) de crianças que freqüentam escolas particulares percebem a família como tendo uma relação menos hierárquica do que os filhos. Estes resultados mostram a diferença na percepção da família quando diferentes membros são avaliados, evidenciando a importância de uma avaliação sistêmica. Neste contexto, o FAST surge como uma ferramenta sistêmica útil, podendo ser usado em pesquisas, bem como em avaliações clínicas.

Apoio: CNPqp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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