Autor: DA SILVA
Orientador: REIS, J C
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: HISTORIA / TEORIA E FILOSOFIA DA HISTORIA
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: HISTORIA
Palavras-Chave: DILTHEY - ALTERIDADE - HISTORIA
E possível, através do conhecimento histórico, compreender os outros? Quais são as estratégias que tornam possível esse desafio? Qual a resposta de Dilthey a sua própria questão da possibilidade e condição de compreensão dos outros? Antes de responder a essas questões, Dilthey tinha em mente um outro projeto: a fundamentação cientifica das Geistewissenchaften (Ciências do Espirito). Recusou a metafísica e o naturalismo enquanto fundamento cientifico do mundo humano, porque cria na autonomia das Ciências Humanas. Só depois de concluída essa recusa e resolvida as questões dai conseqüentes, Dilthey pode então definir o que entendia por Historia, uma vez que teria por meio desse entendimento, condições de se perguntar pela alteridade, posto que era bem claro nos seus trabalhos o pressuposto de que só o mundo do espirito era cognoscível, pelo menos enquanto realidade resultante da ação criativa do homem e que permitia ao historiador travar um dialogo com o passado. Esse passado, composto de vidas delimitadas historicamente (vidas no tempo), só teria sua inteligibilidade na medida em que o historiador, procurando desvencilhar-se dos preconceitos do seu trabalho, compreendesse o passado (e nesse sentido a alteridade) nos seus próprios termos. Dilthey não exigia uma neutralidade por parte do historiador (sujeito cognoscente), mas, ao contrario, uma parcialidade prudente que pudesse permitir minimamente ao outro, a possibilidade de se expressar através de seus vestígios. Dilthey procurava dar um caráter dialogico ao trabalho do historiador, mesmo porque a busca pela compreensão do outro, levava, por conseqüência e concomitantemente, o entendimento de si-mesmo.
Apoio: CNPqp>
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