Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

CIÊNCIAS HUMANAS

O efeito do relato verbal Sobre o desempenho de formação de classes de equivalência entre posições

Autor: RODRIGUES, J. R.

Orientador: MEDEIROS, C. A.

Outros autores: BESSA - OLLIVEIRA, M. [PID/PROGRAD]; CORDOVA, L. F. [PID/PROGRAD]; RICIERI, B.O.; TEIXEIRA - JUNIOR, R R.;;

Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA / PSICOLOGIA EXPERIMENTAL

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: EQUIVALÊNCIA - POSIÇÕES - RELATO VERBAL

A baixa incidência de formação de classes de equivalência entre posições motivou a realização de um estudo coletando o relato verbal dos participantes enquanto executavam a tarefa. Contudo, na literatura, defende-se que a contingência de relatar interferiria no desempenho dos participantes na tarefa proposta. O objetivo deste trabalho foi comparar o desempenho de 30 participantes expostos a tarefa de equivalência de posição sem relato (PSR) com 40 participantes solicitados a relatar o seu desempenho (PCR). Os estímulos agrupados em classes de equivalência foram as posições de nove quadrados dispostos na tela do computador em uma matriz três por três. O procedimento consistiu em uma tarefa de pareamento arbitrário de acordo com o modelo para relacionar estímulos posicionais. A influência do relato verbal foi observada em quatro grupos distintos: Instrução INCOMPLETA (Um grupo com estímulos de mesma cor para todas as classes e um grupo com estímulos de cores diferentes para cada classe) e instrução COMPLETA (Um grupo com estímulos de mesma cor para todas as classes e um grupo com estímulos de cores diferentes para cada classe). Os participantes PCR e PSR foram distribuídos igualmente nestas quatro situações experimentais. As instruções completas diferiam das incompletas ao solicitarem aos participantes a utilizarem o que aprenderam na linha de base para fazerem os testes. Os resultados indicaram que os participantes PCR expostos às instruções incompletas tiveram um desempenho superior aos participantes PSR expostos às instruções incompletas. Um efeito oposto foi observado quando as instruções eram completas. Foi observada uma influência do relato sobre o desempenho, interagindo com o tipo de instrução.

Apoio: p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br