Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

AVALIAÇÃO DAS IDENTIFICAÇÕES FAMILIARES: UMA COMPARAÇÃO TRANSCULTURAL

Autor: LAMBERTUCCI, M. R

Orientador: KAEPPLER, K. C.

Outros autores: TEODORO, M L M;; FREITAS, P. M.; RODRIGUES, J. L.;

Linhas de pesquisa no CNPq: PSICOLOGIA / FUNDAMENTOS E MEDIDAS DA PSICOLOGIA

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: AVALIAÇÃO FAMILIAR - INSTRUMENTO DE PSICODIAGNÓSTICO - ESTUDO TRANSCULTURAL

A família é o ambiente primário para a formação dos processos de identificação. O presente trabalho tem como objetivo a adaptação de um instrumento de psicodiagnóstico, o Teste de Identificação Familiar (FIT), que foi desenvolvido para o estudo dos processos de identificação. Ele é composto por 12 cartões com características de personalidade com os quais os participantes descrevem si mesmos e seus familiares. As correlações entre essas diferentes perspectivas indicam padrões de identificação ("eu sou como minha mãe"- Identificação real com a mãe, etc.). A amostra brasileira é constituida de 250 sujeitos de duas escolas situadas em áreas centrais, 150 de duas comunidades carentes e 54 de escolas particulares em Belo Horizonte/Minas Gerais. A amostra alemã é composta por 180 estudantes de 1o e 2o graus de escolas nos estados Baden-Württemberg e Bavária. Os resultados mostraram que a auto-congruência da amostra alemã é significativamente superior aos alunos da comunidade carente (p<.05). A amostra alemã apresentou índices maiores de identificação ideal com o pai (p<.001) e a mãe (p<.001) em comparação com a brasileira. Alunos brasileiros de áreas centrais apresentaram índices maiores de identificação ideal com o pai em comparação com alunos carentes (p<.01). No Brasil, foram encontrados escores significativamente maiores de identificação real e ideal com o professor em comparação com a mãe e com o pai (p<.01 e p<.001). Os resultados mostram que o Teste de Identificação Familiar se constitui em uma importante ferramenta dos processos de identificação tanto na clínica quanto na pesquisa. Este trabalho contribui para o aumento de técnicas objetivas de avaliação na área da psicologia. Estudos futuros são necessários para a validação do teste para a população brasileira.

Apoio: CNPQp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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