Autor: MARTINS, B.V.
Orientador: STARLING, H.M.M.
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA
Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: HISTÓRIA
Palavras-Chave: ROCK-FLÂNEUR - HISTÓRIA - CIDADE
A cena moderna brasileira produziu grandes cidades habitadas por milhões de indivíduos e vazia de cidadãos. A nossa cidadania, construída ao longo de cem anos de história republicana, não foi capaz de incluir todos os grupos sociais constituintes dos grandes centros urbanos. O presente estudo visa abordar a relação entre cidades e essa espécie de "cidadania manca" a partir de uma forma de linguagem essencialmente urbana, também marcada pela "marginalidade" e que nos possibilita o decifrar dos códigos internos do processo modernizador brasileiro. Neste sentido, articulamos a difusão do Rock nos grandes centros urbanos à figura do flâneur, personagem que percorria as metrópoles do século XIX, primeiro ser crítico que em meio à multidão de seres solitários percebia o engodo da modernidade e se propunha a observar as marcas da decadência das cidades associadas ao cotidiano dos indivíduos. No Brasil do século XX, o "Rock-Flâuner" caminha ao som da "Música Urbana", colecionando sinais e pistas das experiências sociais encontradas nas imagens da cidade e de suas ruas, para tentar extrair sentido dos fragmentos da sociabilidade que ainda teima em existir no que sobrou dos espaços públicos urbanos.
Apoio: FAPEMIG; CNPQp>
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