Autor:
CALDEIRA, S M
Orientador:
FARIA FILHO, L M
Outros autores:
Linhas de pesquisa no CNPq:
CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Unidade:
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Departamento:
CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO
Palavras-Chave:
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / EDUCAÇÃO PRIMÁRIA / ESTATÍSTICAS ESCOLARES
Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a estatística se institui e se legitima na educação em Minas Gerais ao longo do século XIX e XX, caracterizando-se como um instrumento impar na divulgação e apresentação da educação mineira em publicações oficiais. Buscamos entender, através da linguagem numérica, em que magnitude se deu o processo de escolarização das primeiras letras em Minas. Discutir esta problemática faz-se mister pelo fato da estatística ser um componente do Estado no seu processo de fortalecimento, no percurso de legitimidade da escolarização. Entendendo sua representatividade social, a produção de categorias etárias e sociais, o estudo das estatísticas revela uma noção de cultura. A vinculação dos dados propõe uma idéia de escola, de classe, da noção do público e do privado transparecidos nos questionários, nas tabelas, ou seja, a estatística pode ser entendida: como um instrumento de produção de uma dada realidade social. Como exemplo, pode-se citar a representação da freqüência e da matrícula que são conceitos construídos pelas estatísticas como forma de representar e de conhecer uma cultura escolar.
Apoio:
FAE, CNPq
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