Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

EDUCAÇÃO EM MINAS GERAIS NA REPÚBLICA: O QUE DIZEM OS NÚMEROS? (1889-1930)

Autor: CALDEIRA, S M

Orientador: FARIA FILHO, L M

Outros autores:

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Departamento: CIÊNCIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO

Palavras-Chave: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO / EDUCAÇÃO PRIMÁRIA / ESTATÍSTICAS ESCOLARES

Esta pesquisa tem por objetivo compreender como a estatística se institui e se legitima na educação em Minas Gerais ao longo do século XIX e XX, caracterizando-se como um instrumento impar na divulgação e apresentação da educação mineira em publicações oficiais. Buscamos entender, através da linguagem numérica, em que magnitude se deu o processo de escolarização das primeiras letras em Minas. Discutir esta problemática faz-se mister pelo fato da estatística ser um componente do Estado no seu processo de fortalecimento, no percurso de legitimidade da escolarização. Entendendo sua representatividade social, a produção de categorias etárias e sociais, o estudo das estatísticas revela uma noção de cultura. A vinculação dos dados propõe uma idéia de escola, de classe, da noção do público e do privado transparecidos nos questionários, nas tabelas, ou seja, a estatística pode ser entendida: como um instrumento de produção de uma dada realidade social. Como exemplo, pode-se citar a representação da freqüência e da matrícula que são conceitos construídos pelas estatísticas como forma de representar e de conhecer uma cultura escolar.

Apoio: FAE, CNPq

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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