Autor: SÁ, C.F. DE
Orientador: FIDALGO, F.S.
Outros autores: ;
Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / EDUCAÇÃO
Unidade: FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Departamento: ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Palavras-Chave: TRABALHO E EDUCAÇÃO - FORMAÇÃO PROFISSIONAL - COMPETÊNCIA
Este trabalho tem como objetivo analisar as interconexões entre as mudanças na organização do trabalho, as novas estratégias de gestão e o discurso dos interlocutores políticos (Estado, empresariado e trabalhadores) sobre qualificações/competências, buscando identificar suas repercussões sobre as modificações contemporâneas do processo de formação profissional do trabalhador. A pesquisa terá como foco principal o deslocamento teórico-conceitual da noção de qualificação para a de competências. Esta temática tem sua pertinência, atualidade e necessidade confirmadas pela forma como rapidamente os referenciais paradigmáticos das chamadas "novas competências" têm penetrado na sociedade brasileira. No campo da Produção, a adoção pelos empresários e trabalhadores, embora com nuanças diferentes, dessas novas matrizes discursivas, tem implicado na redefinição das políticas administrativas para a gestão e das relações de trabalho. No campo do Estado, por sua vez, as modificações recentes da legislação educacional, a emergência de reformas educacionais e novos parâmetros curriculares (ensino fundamental, médio e superior) e os programas de qualificação profissional, têm sido pautados nos novos referenciais de competências. Propõe-se, portanto, contribuir para o desvelamento das implicações educacionais e sociais das formulações e proposições inspiradas nestas referências. A abordagem que consideramos adequada à nossa temática e ao nosso objeto de pesquisa é a qualitativa, implicando na utilização de técnicas diversificadas. Atualmente, o projeto se encontra em sua fase inicial de desenvolvimento, que consiste em uma pesquisa teórica sobre o tema.
Apoio: FAPEMIGp>
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