Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES

A natureza da performance instrumental e sua avaliação no vestibular da Escola de Música da UFMG

Autor: COSTA, M. A.

Orientador: FRANÇA, M.C.C.

Outros autores: ;

Linhas de pesquisa no CNPq: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES / MÚSICA

Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: TEORIA GERAL DA MÚSICA

Palavras-Chave: MODELO ESPIRAL - VESTIBULAR - PERFORMANCE MUSICAL

O objetivo geral do projeto é testar a validade dos parâmetros de avaliação da performance instrumental no vestibular de música, apoiados em fundamentos cientificamente consistentes. Pretende-se fazer um paralelo entre a avaliação do vestibular de música e um estudo dos candidatos utilizando como método a análise de produto (Swanwick, 1994). A partir das gravações das provas dos candidatos ao bacharelado em piano dos anos 2000, 2001 e 2002, realizamos os testes de correlação entre a aprovação ou não de cada candidato e seu nível musical segundo o Modelo Espiral de Swanwick e Tillman (1986). Com esses dados, podemos identificar a consistência musical dos candidatos ao vestibular de música da UFMG, testar a correlação entre a aprovação de um candidato em cada etapa e seu nível musical conforme o Modelo Espiral, analisar a confiabilidade dos critérios e as possibilidades de utilização dos mesmos como parâmetro de avaliação no vestibular da Escola de Música da UFMG.

Apoio: CNPq/ PIBICp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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