Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES

Interação entre voz e instrumento em três obras contemporâneas para contrabaixo solista: B. B. Wolf de Jon Deak, The Last Contrabass in Las Vegas de Eugene Kurtz e Neruda de Bertram Turetzky

Autor: BREDEL, DANIEL

Orientador: BORÉM, FAUSTO

Outros autores: ;

Linhas de pesquisa no CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES / MÚSICA

Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: INSTRUMENTO E CANTO

Palavras-Chave: CONTRABAIXO - VOZ - MÚSICA DO SÉCULO XX

Estudo sobre técnicas composicionais que combinam os meios instrumentais do contrabaixo expandidos (sons convencionais e não convencionais) com a voz do contrabaixista, tendência marcante nas últimas décadas do século XX. As três obras selecionadas exemplificam as intenções humorísticas, dramáticas e políticas que caracterizam esse estilo. São analisadas questões de coordenação motora, escrita multi-pautal, realização de efeitos, equalização das camadas sonoras e tradução idiomática dos textos para o português. As obras em questão foram apresentadas no VI Encontro Internacional de Contrabaixistas (Pirenópolis, Goiás, 2002) e no II Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical (Goiânia, 2002)

Apoio: p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br