Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES

Procedimentos Composicionais em uma Transcrição do Op.11 de Anton Webern para Contrabaixo e Piano

Autor: BREDEL, DANIEL

Orientador: BORÉM, FAUSTO

Outros autores: ;

Linhas de pesquisa no CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES / MÚSICA

Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: INSTRUMENTO E CANTO

Palavras-Chave: CONTRABAIXO - TRASNCRIÇÃO MUSICAL - ANTON WEBERN

Este estudo visou disponibilizar, para a formação contrabaixo e piano, a obra Op.11 de Anton Webern, originalmente escrita para violoncelo e piano. Inicialmente foram analisados elementos da linguagem atonal e os recursos timbrísticos, de articulação e de registro utilizados pelo compositor. Em seguida foram tomadas decisões relativas à escolha de oitavas e verificação da eficiência dos recursos originais em função da scordatura utilizada. Verificou-se a necessidade de transcrever os harmônicos artificiais de quarta justa como harmônicos de quinta justa, uma vez que a escrita original é menos eficiente no caso do contrabaixo. A parte do piano também requereu algumas mudanças em função das mudanças ocorridas na parte do contrabaixo. A transcrição foi apresentada no VI Encontro Internacional de Contrabaixistas (Pirenópolis, Goiás, 2002) e no II Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical (Goiânia, 2002)

Apoio: p>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br