Autor: PENIDO, H. DE O.
Orientador: BOREM, FAUSTO O.
Outros autores: CUNHA, H;;
Linhas de pesquisa no CNPq: LÍNGUISTICA, LETRAS E ARTES / MÚSICA
Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: INSTRUMENTO E CANTO
Palavras-Chave: PESQUISA EM MÚSICA - TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO - CONTRABAIXO
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS: Este trabalho visa apresentar os métodos e procedimentos de organização, integração e disponibilização de informações dos acervos físicos e virtuais relacionados ao projeto integrado "Pérolas" e "Pepinos" do Contrabaixo, quais sejam a Biblioteca da Escola de Música da UFMG, o CD Rom do projeto, o site www.musica.ufmg.br/~fborem e o acervo particular do Prof. Fausto Borém. Até o momento, os materiais bibliográficos tratados incluem livros, partituras, periódicos, CDs, LPs, fitas cassete e de vídeo. METODOLOGIA: Para a organização do acervo físico particular e das obras adquiridas pelo projeto e doadas ao Sistema de Bibliotecas da UFMG, foi utilizado a Classificação Decimal de Dewey (classificação de assunto), igualmente utilizado pela Biblioteca da Escola de Música. Para a construção da base de dados utilizou-se o software Microsoft Access, determinando os campos ( autoria, título, editora e assunto) existentes no gerenciador de sistemas de bibliotecas VTLS (Virginia Technical Library System), utilizado para automação das bibliotecas da universidade. Para os artigos de periódicos acadêmicos (Asta, Bass World, Double Bassist, Per Musi, Strings, ISB Magazine, Opus), está sendo utilizado o software Endnote, que permite a citação de referências bibliográficas diretamente. Os documentos eletrônicos (artigos, partituras e, em uma etapa posterior, arquivos sonoros e de vídeo) estão sendo/serão disponibilizados via Internet no site do projeto e em CD Rom. CONCLUSÃO E RESULTADOS: A natureza diversa dos documentos relacionados ao projeto demanda uma variedade de procedimentos na organização, tratamento e disponibilização da informação, em busca de uma recuperação eficiente e facilitada para seus usuários. Os resultados incluem o site do projeto e a divulgação de diversos artigos.
Apoio: CNPq, PRPq/UFMG, Escola de Música UFMGp>
|