Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES

O Repertório Instrumental e o Desenvolvimento Musical

Autor: MARGUTTI PINTO, L.B.

Orientador: FRANÇA, M.C.C

Outros autores: ;

Linhas de pesquisa no CNPq: LINGÜÍSTICA LETRAS E ARTES / MÚSICA

Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: TEORIA GERAL DA MÚSICA

Palavras-Chave: DESENVOLVIMENTO INSTRUMENTAL - COMPREENSÃO MUSICAL - MODELO ESPIRAL

A música é uma linguagem, apresentando vários níveis de estruturação (materiais, caráter, forma e valor). A compreensão destes níveis é essencial para a performance musical. A técnica instrumental, obviamente, é fundamental para o desenvolvimento da compreensão musical do aluno. No entanto, o enfoque dado ao ensino instrumental, com a sua busca incessante de virtuosismo, pode não propiciar o melhor ambiente para o real crescimento do aluno, que se torna incapaz de tomar decisões criativas, não desenvolvendo a sua compreensão musical como poderia. Esta pesquisa voltou-se para esta questão. Registramos performances de alunos voluntários num período de dois anos, além de duas leituras à primeira vista e uma observação de estudo não estruturada. Estes dados, exceto as observações não estruturadas de estudo, pois não se têm ainda parâmetros qualitativos para tal relação, foram analisados de acordo com o Modelo Espiral de Desenvolvimento Musical de SWANWICK & TILLMAN (1986). A partir destas análises, foi possível observar se o aluno demonstrou uma evolução em suas performances, revelando uma melhor compreensão musical, ou se ele aumentou seu repertório e sua técnica, porém sem significativa evolução na compreensão musical. Outras hipóteses deverão surgir com base em análises posteriores.

Apoio: PIBIC/CNPqp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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