Autor: FERREIRA, FLÁVIO
Orientador: TUGNY, R. P.
Outros autores: BEAUDET, JEAN-MICHEL;;
Linhas de pesquisa no CNPq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES / MÚSICA
Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: TEORIA GERAL DA MÚSICA
Palavras-Chave: ETNOMUSICOLOGIA - ARQUIVOS MUSICAIS - MÚSICA INDÍGENA
A realização de um catálogo crítico e descritivo dos registros sonoros provenientes de sociedades indígenas das terras baixas da América do Sul vem centralizando as atividades do Laboratório de Etnomusicologia da UFMG há quase 2 anos. Além da pesquisa sobre as diferentes frentes de contato que se tornaram ocasiões para a realização de registros sonoros desde 1909, a experiência de descrição destes documentos implica em reflexões que se encontram no cerne das discussões da etnomusicologia contemporânea, a saber: a.) o que é uma unidade para as diferentes formas indígenas de se conceber a atividade musical? b.) como lidar com os diferentes níveis da autoria, uma vez que em várias situações ela provém até mesmo de outros sistemas cósmicos? c.) as noções de "gênero" ou "repertório", poderiam elas se conformar à critérios de agrupamentos instrumentais ou funções rituais? e, por fim, d.) como tornar este catálogo um instrumento ativo no processo de diálogos interculturais entre sociedades indígenas ou entre as sociedades indígenas e a universidade? Esta última questão vem sendo colocada em diferentes formas de atuação e reflexão pela equipe do Laboratório de Etnomusicologia da UFMG, buscando-se praticar uma noção de memória onde os elementos materiais do passado sejam instigadores e ativos nos processos históricos e não apenas tidos como um patrimônio físico indiferente à construção dos processos simbólicos da atualidade.
Apoio: Pró Reitoria de Pesquisas - Museu do Homem/Paris -p>
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