Autor: ASPAHAN, PEDRO CARDOSO
Orientador: TUGNY, R. P.
Outros autores: OTTO, RENATA;;
Linhas de pesquisa no CNPq: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES / MUSICA
Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: TEORIA GERAL DA MÚSICA
Palavras-Chave: ETNOMUSICOLOGIA - MÚSICA E VÍDEO - MÚSICA INDÍGENA
No decorrer dos trabalhos de descrição de registros sonoros indígenas recolhidos pelo Laboratório de Etnomusicologia da UFMG, fez-se rapidamente notar a pertinência da utilização do vídeo como recurso de pesquisa nesta área. Em um primeiro momento este recurso consiste em um meio eficaz para a fixação de atividades musicais cuja dimensão extrapola aquelas apenas registradas em recursos de áudio, podendo orientar as observações e análises para as ações corporais e as tramas materiais que adquirem significados nestas atividades. Finalmente, desde que seja discutido como recurso etnográfico, o vídeo aparece como uma das formas mais apropriadas para o relato das pesquisas e experiências de intercâmbio entre tradições musicais diversas. As imagens realizadas em pesquisas durante festas de Reinado em Minas Gerais, ou em visitas nas áreas indígenas Xacriabá e Maxacali serviram como base material para experiências e reflexões sobre a noção de "fato musical". Estes trabalhos se concretizaram na edição de um vídeo intitulado "Ensaios de Orfeo" realizado pela antropóloga Renata Otto, em colaboração com o projeto "A montagem da Ópera Orfeo de Monteverdi" pela Escola de Música da UFMG com apoio da PROEX. A edição deste vídeo como parte dos trabalhos do Laboratório de Etnomusicologia permitiu que a reflexão sobre a atividade musical se focalizasse no contexto social em que se encontra inserido o observador, reestruturando as premissas "pesquisador-pesquisado", "sujeito-objeto", antes presentes nas práticas etnográficas.
Apoio: Pró Reitoria de Pesquisas - UFMG/ PROEXp>
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