Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
USE PREFERENCIALMENTE VISUALIZAÇÃO 800X600

LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES

Classificação e Mapeamento de Evoluções Dinâmicas dos Timbres da Clarineta utilizando Análise por Componentes Principais

Autor: DURAES, P. A.

Orientador: LOUREIRO, M. A.

Outros autores: DE PAULA, H B [DOUTORADO/CAPES];;

Linhas de pesquisa no CNPq: LINGÜÍSTICA, LETRAS E ARTES / MÚSICA

Unidade: ESCOLA DE MÚSICA
Departamento: INSTRUMENTO E CANTO

Palavras-Chave: TIMBRE - COMPONENTES PRINCIPAIS - CLARINETA

Este trabalho se propõe a investigar o timbre da clarineta ao longo de toda sua extensão de alturas e de sua variação dinâmica, utilizando-se Análise por Componentes Principais (PCA). O foco deste estudo é a classificação de grupos de sons por similaridade timbrística. A determinação de espaços timbrísticos é de enorme importância na busca por processos objetivos de classificação de timbres de clarineta para análise de performances. A utilização da PCA, aplicada diretamente às medições dos parâmetros físicos de amostras de som, se mostrou adequada para análise de dados de percepção de timbre em trabalhos anteriores. Foi elaborado um sistema de processamento, denominado Toolbox de Análise PCA, constituído de uma interface gráfica e módulos específicos para cada fase do estudo: Análise Harmônica, Suavização, Síntese Aditiva e Análise de PCA. Com a obtenção de bons resultados nas PCAs de amostras de notas isoladas, iniciou-se a etapa de classificação de agrupamentos de amostras por similaridade timbrística. Testes auditivos preliminares indicaram eficiência na determinação de níveis de similaridade timbrística através do cálculo da Distância Euclidiana entre as bases das PCAs de amostras diferentes. Esse procedimento se mostrou adequado para estimar a similaridade timbrística de grupos de sons pré-selecionados, mas não identifica grupos de sons similares em um conjunto dado de amostras. Nesta etapa, Métodos de Análise de Cluster estão sendo adotados para o agrupamento das amostras, visando uma classificação de todos os sons do instrumento por regiões especificadas por suas características timbrísticas. Testes auditivos com um pequeno número de sujeitos foram suficientes para validar os resultados destes métodos até agora. Uma validação mais consistente está ainda prevista.

Apoio: FAPEMIG, CNPqp>

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
Desenvolvido por Fernando Guimarães - fsguimaraes@ig.com.br