Resumos da XI Semana de Iniciação Científica
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CIÊNCIAS HUMANAS

CULTURA POPULAR, CULTURA ESCOLAR E IDENTIDADE EXIGENTE ËM MORRO VERMELHO

Autor: ALVES, A P [PIBIC/CNPq]

Orientador: MAHFOUD, M

Outros autores:

Linhas de pesquisa no CNPq: CIÊNCIAS HUMANAS / PSICOLOGIA SOCIAL

Unidade: FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
Departamento: PSICOLOGIA

Palavras-Chave: CULTURA POPULAR / CULTURA ESCOLAR / IDENTIDADE EXIGENTE

Na comunidade rural Morro Vermelho (MG) uma cultura popular é transmitida e elaborada como "educação informal" há três séculos. Há também interesse pela educação formal. O intercâmbio entre a cultura popular e escolar é vivido com tensão. Nosso objetivo é apreender os pontos de tensão entre os dois âmbitos de cultura assim como vividos e representados pelos sujeitos - e as respostas formuladas, através das quais afirmam identidade. Utilizamos entrevistas com 5 professoras, obtidas em trabalho de campo. Os sujeitos escolhidos participam de atividades ligadas à cultura popular e escolar. Submeteu-se as entrevistas à análise fenomenológica. Os resultados indicam que algumas professoras concebem cultura popular como tradição religiosa e afirmam uma identidade católica garantindo uma formação confessional na escola. Outra, crítica em relação à tradição religiosa, afirma identidade católica garantindo um ensino formal fundamentado em princípios morais e pontuando a responsabilidade da Igreja em oferecer uma formação católica. Outras que enfatizam casos e contos populares - tratando-os na escola apesar de questionarem seu caráter lendário - afirmam a identidade da comunidade associada à elaboração e transmissão da cultura popular. E há quem considere a cultura popular como fantasiosa, tratando na escola de aspectos históricos da comunidade que contribuam para o progresso local, a fim de garantir às crianças uma visão de mundo ampla. Conhecer as respostas das professoras à vivência da tensão nos permite compreender o processo de busca da identidade exigente para elas e para a comunidade como um todo.

Apoio: CNPq / FAPEMIG / PRPq

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
25 a 29 de Novembro de 2002
PRÓ-REITORIA DE PESQUISA
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