EVENTO GRATUITO

10 DE JUNHO – ÀS 19H
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
PRAÇA DA LIBERDADE – BELO HORIZONTE

Quem somos nós, os brasileiros?

Genética e literatura, dois distintos campos do conhecimento, buscam, juntos, apresentar elementos para respondermos à questão Quem somos nós, os brasileiros?, pergunta que orienta a participação de dois pesquisadores e professores da UFMG: Sandra Goulart Almeida, da literatura, e Sérgio Pena, da genética. Esse é o tema da edição de estreia do programa UFMG Talks, iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Banco do Brasil.

O projeto, idealizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e realizado em parceria com o Centro de Comunicação da UFMG, evidencia como a ciência produzida na UFMG está presente no dia a dia das pessoas. Todos os meses, temas de interesse vão estar na agenda do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A proposta é convidar o público para uma conversa informal e dinâmica com pesquisadores e professores da UFMG.

PALESTRANTES

Sandra Regina Goulart Almeida

Reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, Sandra é Professora Titular na Instituição. Graduada em Letras pela UFMG (1986), é mestre (1990) e doutora (1994) pela University da Carolina do Norte em Chapel Hill. Atua na área de Literatura Comparada e Literaturas de Língua Inglesa, dedicando-se principalmente aos seguintes temas de pesquisa: literatura contemporânea, literatura pós-colonial, tradução cultural, literatura produzida por mulheres, crítica feminista, estudos da diáspora e do espaço na literatura contemporânea.

sérgio danilo Junho Pena

Professor Titular da UFMG. Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina (1970) fez Doutorado no Department of Human Genetics da University of Manitoba, Canadá (1977). Diretor do Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor Científico do GENE – Núcleo de Genética Médica de Minas Gerais e da Gene-Genealógica Central de GenoTipagem de Animais. Atua na área de Genética, com ênfase em Genética Humana: diversidade genômica e evolução humana, formação e estrutura da população brasileira.