EVENTO GRATUITO

09 DE OUTUBRO – ÀS 19H
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL
PRAÇA DA LIBERDADE – BELO HORIZONTE

Fake news: O poder da mentira bem contada

Apresentadas sob forma de notícias, informações falsas se espalham em velocidade cada vez maior pelas redes sociais e já interferem na cena política, na saúde pública e até na credibilidade de pesquisas científicas. São as chamadas fake news, termo que, em 2017, foi eleito a expressão do ano, devido ao súbito aumento da sua utilização. Os professores Fabrício Benevenuto e Geane Alzamora falarão sobre as pesquisas desenvolvidas na UFMG relacionadas ao assunto, bem como suas con- tribuições para o entendimento do fenômeno e seu enfrentamento.

Idealizado pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq / UFMG) e realizado em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom / UFMG), com o apoio da Fundação de Desen- volvimento da Pesquisa (Fundep), o UFMG Talks mostra como a ciência produzida na UFMG está presente no dia a dia das pessoas. Todos os meses, temas de relevância e interesse vão estar na agenda do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). A proposta é convidar o público para uma conversa informal e dinâmica com pesquisadores e professores da UFMG.

PALESTRANTES

Fabrício Benevenuto

Professor adjunto do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, Fabrício Benevenuto desenvolve projetos de medição e modelagem do comportamento de usuários nas redes sociais on-line. Cursou graduação (2004), mestrado (2006) e doutorado (2010) em ciência da computação na UFMG. Em 2011, recebeu o prêmio Capes de Teses. Participa de importantes eventos relacionados à web, como as conferências WWW, SIGIR, KDD, WSDM e ICWSM. Foi pesquisador visitante no HP Research Labs em Palo Alto, nos Estados Unidos, e no Instituto Max Planck, na Alemanha, onde recebeu a prestigiosa bolsa da Humboldt Foundation.

Geane Alzamora

Professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Geane Alzamora atua nas áreas de semiótica e teorias do jornalismo, com foco na dinâmica transmídia, na rede intermídia e no jornalismo multiplataforma. Graduou-se em comunicação social com habilitação em jornalismo pela PUC Minas (1990) e cursou mestrado (1996) e doutorado (2005) em comunicação e semiótica na PUC-SP. Fez estágio doutoral (2003-2004) na Universität Kassel, na Alemanha, e cursou o pós- doutorado (2014-2015) na Universitat Pompeu Fabra, na Espanha. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas (NucCon), vinculado ao Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM).