“Toda vida vale a pena ser vivida com dignidade.”

Nascida em 5 de Março de 1951, em Belo Horizonte, graduou-se em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1977. Dedicou-se à ampla produção científica em saúde pública e formação dos enfermeiros, entre outros temas. Faleceu em setembro de 2016.

Conhecida pela solidariedade, inteligência e ideias inovadoras, era chamada de Rosa, pelos amigos. Gostava de arte e de lutar por uma sociedade mais justa e humanizada.

A reconstrução da trajetória acadêmica e profissional de Roseni Sena foi possível a partir de seu acervo pessoal, composto por 3140 documentos e 22 objetos doados por familiares ao Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG .

trajetória acadêmica

Roseni realizou suas primeiras experiências na docência como monitora,  durante sua graduação em Enfermagem, concluída em 1977. Em seguida, atuou como enfermeira no hospital IPSEMG e tornou-se professora da Escola de Enfermagem da UFMG.

Especializou-se em Saúde Pública pela Escola de Saúde Publica de Minas Gerais (ESP-MG) em 1982. Em 1989, tornou-se Mestre em Epidemiologia na UFMG. No ano de 1996, recebeu o título de Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP).

Desenvolveu pesquisas sobre  Práticas de Enfermagem em Saúde Coletiva, Ensino de Enfermagem, Atenção Domiciliar e Investigação em Enfermagem.

atuação na UFMG e outras entidades

A Professora Roseni Rosângela de Sena, ao longo da sua carreira participou de projetos decisivos para a expansão da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais.

Sempre motivada e comprometida, orientou docentes e discentes, que se tornaram profissionais notáveis da enfermagem. Atuou na implantação do curso de Mestrado em Enfermagem e na criação do Curso de Nutrição da Escola.  Atuou como Diretora na Escola de Enfermagem, no período de 1998 a 2002.

A intensidade e a magnitude de sua produção e atividade científica foram reconhecidas pela comunidade acadêmica e pela sociedade civil. Foi homenageada em diversas ocasiões por seus projetos e práticas. Em 2007, recebeu o título de Professora Emérita, quando atuava no Programa de Pós-Graduação da EE-UFMG.

colaboração internacional

Humanista, inovadora e participativa em assuntos relacionados à saúde, Roseni de Sena também dedicou sua carreira ao progresso da enfermagem no âmbito internacional.

Prestou consultorias para diversas instituições, sendo uma delas a Fundação W. K. Kellogg em projetos pautados para o desenvolvimento social, quando realizou visitas a diversos países americanos e cidades do Brasil.

Algumas dessas localidades a proporcionaram títulos de honra, levando em conta os relevantes serviços prestados.

arquivo pessoal

O Arquivo Pessoal da Professora Roseni de Sena foi doado por familiares para o Centro de Memória da Escola de Enfermagem da UFMG em dezembro de 2016. A equipe de organização e descrição dos documentos foi composta por especialistas das áreas de História, Arquivologia, Museologia e Enfermagem.

O arquivo referente à atuação profissional da professora é composto por certificados, projetos, declarações, livros, fotografias, medalhas e placas de homenagem. O arquivo passou por um detalhado processo de higienização. Tendo em vista a abordagem contextual, foi feito um levantamento de dados biográficos na Plataforma Lattes, do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), e no currículo profissional encontrado no arquivo.

Cada documento recebeu código numérico de identificação único e imutável, para facilitar sua localização no interior das pastas e caixas. Para sistematizar os dados, foi construída uma cronologia com as atividades desempenhadas pela titular e os eventos dos quais participou. Em seguida foi elaborada uma ficha de descrição capaz de representar os elementos formais e contextuais de cada documento.

Com base nos elementos obtidos, foi elaborado um plano de metas composto por ações e operações sistematizadas, a fim de facilitar o planejamento e a execução de uma exposição virtual para a divulgação do arquivo e da trajetória de sua titular. Para tanto, uma pequena amostragem de documentos e objetos foi registrada em meio digital.

A Rede de Museus da UFMG forneceu apoio técnico para que os itens fossem organizados, tratados e expostos neste hotsite.