A Rede Informal de Museus e Centros Culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana – RIMC é uma rede informal de cooperação teórica e prática que congrega diversas instituições museológicas e espaços culturais de Belo Horizonte e região metropolitana.

Criada em 2008, a RIMC tem como objetivo gerar ambiente de troca e reflexão acerca das estratégias e ações educativas desenvolvidas pelos principais museus e centros culturais de Belo Horizonte e Região Metropolitana, parceiros da RIMC:
> Casa do Baile
> Casa Fiat de Cultura
> Centro de Arte Popular - Cemig
> Centro de Cultura de Belo Horizonte - CCBH
> Centro de Referência Audiovisual - CRAV
> Centro de Referência em Cartografia Histórica
> Instituto Inhotim
> Memorial Minas Gerais Vale
> Museu de Arte da Pampulha - MAP
> Museu de Ciências Naturais PUC Minas
> Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
> Museu dos Brinquedos
> Museu dos Quilombos e Favelas Urbanas - MUQUIFU
> Museu Histórico Abílio Barreto – MHAB
> Museu Mineiro
> Museu Regional de Caeté
> Museu Itinerante Ponto - UFMG
> Oi Futuro
> SESC Palladium.

Desde 2009, a RIMC desenvolve atividades de formação que deram origem a quatro edições do Seminário “Ações educativas em debate” e, em 2014, realizará a primeira edição do Simpósio Internacional de Educação em Museus. Ambos possuem o objetivo de propiciar ambiente de troca e reflexão acerca das estratégias e ações educativas desenvolvidas pelos Museus e Centros Culturais na cena nacional contemporânea.

O I Simpósio Internacional de Educação em Museus da RIMC acontecerá nos dias 19 e 20 de maio de 2014, no auditório do Museu de Ciências Naturais PUC Minas. O evento propõe atividades voltadas à reflexão e troca de experiências e conhecimentos na área de educação em museus, buscando contribuir, portanto, para a educação continuada de profissionais relacionados à área educativa de instituições museológicas e culturais. Trata-se de uma proposta inédita na capital mineira e no Estado de Minas Gerais que busca proporcionar o contato qualificado de público diversificado com profissionais de relevância mundial, reconhecidos como referência em suas respectivas áreas de atuação.

O tema norteador desta edição do Simpósio será “Processos de Formação”, abrangendo assuntos relacionados e pertinentes à prática educativa em espaços museais, metodologias e atividades possíveis, bem como recursos didáticos e potencializadores do aprendizado.

Esses eixos temáticos serão abordados por meio do desenvolvimento de diversas atividades, tais como palestras, debates, grupos de discussão e mesas de comunicação, mediante o envolvimento de renomados profissionais convidados que trarão experiências diversas, em razão do contexto geográfico no qual atuam e de suas escalas de atuação.

Acesse o link com a programação detalhada do I Simpósio Internacional de Educação em Museus: Processo de Formação e faça sua inscrição.