Para fins de integralização da participação do estudante, como voluntário ou bolsista, o docente responsável pela Atividade Acadêmica Curricular (disciplina, projeto, programa ou evento) deve assinalar, em suas ementas, o número de registro no SIEX (Sistema de Informação da Extensão) da atividade extensionista vinculada. Por outro lado, o coordenador da atividade extensionista deve incluir a oferta dessa mesma Atividade Acadêmica Curricular como um de seus resultados no registro SIEX.

De acordo com a Resolução nº 10/2019 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG, a formação em Extensão Universitária é resultado de “um conjunto de atividades acadêmicas curriculares que permitem a integralização de carga horária nos percursos curriculares dos cursos de graduação por meio da participação dos estudantes em atividades de extensão universitária.”

Atualmente, a estrutura curricular de cada curso de graduação deve preencher a integralização do percentual mínimo de 10% (dez por cento) de sua carga horária total por meio da Formação em Extensão Universitária, a partir da articulação entre atividades acadêmicas curriculares e a efetiva participação em diferentes modalidades de atividades extensionistas (projeto, programa, prestação de serviço, curso e evento). 

A Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG atua nas áreas da Cultura, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho. O Edital em Fluxo Contínuo “Formação em Extensão Universitária na Rede de Museus” promove a articulação entre docentes, discentes e a Rede de Museus, por meio do seguinte processo:


Passo 1. O coordenador do espaço informa a demanda de atividades previstas em seu planejamento que possam ser realizadas com o apoio de discentes orientados por um docente.


Passo 2. As informações sobre as demandas vigentes são disponibilizadas para a consulta dos docentes responsáveis pelas AAC com Formação em Extensão Universitária.


Passo 3. Os docentes enviam as propostas de vínculo no âmbito deste edital diretamente para o e-mail do(s) respectivo(s) espaço(s), com cópia para “rededemuseus@ufmg.br”:

Na mensagem eletrônica, o proponente deverá informar os seguintes dados:
Docente:
Telefone de contato:
E-mail de contato:
Título da Atividade Acadêmica Curricular (AAC):
Natureza da AAC: ( ) Obrigatória ( ) Optativa
Código da AAC:
Semestre/Ano da oferta da AAC:
Período de oferta da AAC: do dia _____/_____ a _____/_____
Dias/horário de oferta da AAC
( ) Segundas / de _____:_____ a _____:_____
( ) Terças / de _____:_____ a _____:_____
( ) Quartas / de _____:_____ a _____:_____
( ) Quintas / de _____:_____ a _____:_____
( ) Sextas / de _____:_____ a _____:_____
( ) Sábados / de _____:_____ a _____:_____
Nº de vagas disponibilizadas para a AAC:
Nº do registro SIEX a ser vinculado:
Título da atividade de extensão a ser vinculada:
Espaço(s) da Rede de Museus onde será desenvolvida a atividade:
Detalhamento da proposta (plano de trabalho para os estudantes, forma de acompanhamento pelo docente, forma de acompanhamento pela equipe do espaço, etc.):


Passo 4. Os coordenadores da Rede de Museus ou de seus espaços integrantes confirmam sua anuência ou recusam a proposta em mensagem eletrônica a ser enviada ao proponente, com cópia para o endereço “rededemuseus@ufmg.br”

MODELO DE RESPOSTA ÀS PROPOSTAS DE FORMAÇÃO EM EXTENSÃO NA REDE DE MUSEUS

Declaramos para os devidos fins que o espaço ______________________________________________________________________________

(  ) aceita

(  ) não aceita

as atividades propostas pela Atividade Acadêmica Curricular de código _____________________, denominada __________________________________________, coordenada por ______________________________________________________________, a ser vinculada à atividade de extensão referente ao Registro SIEX nº _______________, intitulada ___________________________________________________, a ser desenvolvida no(a) ______________________________________________________, no período de ___________________ a ___________________.

Belo Horizonte, _______/________/________

_______________________________________________________________________ Assinatura da Coordenação do(s) Espaço(s) onde a atividade será desenvolvida


Uma vez aprovada a proposta, os coordenadores da Rede de Museus ou de seus espaços integrantes e os docentes responsáveis pelas AAC com Formação em Extensão Universitária devem definir, de comum acordo e de forma autônoma, os procedimentos e detalhes referentes a sua implementação e desenvolvimento.


Concluída a AAC com Formação em Extensão Universitária, seus resultados devem ser registrados pelos coordenadores dos projetos ou programas vinculados no SIEX, informando-se o código da AAC ofertada na aba “Resultados Alcançados”.