Instituições participantes:
UFMG, UFRN e UNIFAL-MG
Objetivos:
- Constituir redes internacionais de pesquisa para investigar as intersecções entre sistemas educacionais e a efetivação dos direitos humanos, com ênfase em estudos comparativos que analisem políticas públicas, marcos legais e práticas pedagógicas sob a perspectiva dos direitos fundamentais.
- Viabilizar a criação de programas acadêmicos e profissionais focados nas interfaces entre educação e direitos humanos, integrando perspectivas multidisciplinares do direito, da pedagogia, das ciências sociais, da história e da filosofia.
- Desenvolver disciplinas e atividades formativas que preparem profissionais para atuar na promoção e defesa dos direitos humanos através de políticas educacionais, além de implementar programas de mobilidade que permitam a imersão em diferentes contextos e realidades internacionais.
- Facilitar a co-criação de instrumentos, metodologias e tecnologias sociais que fortaleçam a atuação conjunta entre instituições educacionais e organismos de defesa dos direitos humanos. Serão produzidos materiais de divulgação, protocolos de atuação e sistemas de acompanhamento que auxiliem na implementação de agendas educacionais alinhadas com os marcos internacionais de direitos humanos, promovendo a responsabilização social e o fortalecimento de políticas públicas que realizem simultaneamente o direito à educação e outros direitos fundamentais através de processos educativos transformadores.
| PPGS PARTICIPANTES | |
| UFMG | UFRN |
| Análises Toxicológicas | Antropologia social |
| Antropologia | Ciência da informação |
| Ciência política | Ciências sociais |
| Ciências da informação | Direito |
| Comunicação | Educação |
| Controladoria e contabilidade | Educação especial |
| Demografia | Ensino de história |
| Direito | Estudos da linguagem |
| Economia | Estudos da mídia |
| Educação | Estudos urbanos e regionais |
| Educação e docência | Filosofia |
| Estudos do lazer | Física |
| Estudos lingüísticos | Geografia |
| Estudos literários | Geografia |
| Filosofia | Gestão pública |
| Gestão & organização do conhecimento | Inovação em tecnologias educacionais |
| Letras | |
| Letras | Matemática em rede nacional |
| Medicamentos e assistência farmacêutica | Proef – educação física em rede nacional |
| Proef – educação física em rede nacional | Profartes |
| Profartes | Serviço social |
| Profbio ensino de biologia em rede nacional | Turismo |
| Psicologia | |
| Sociedade, ambiente e território | |
| UNIFAL-MG | |
| Economia | |
| Educação | |
| Geografia | |
| História ibérica | |
| Química | |
Alinhamento do tema com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
