O projeto REUNI, a nosso entender, deve ser visto no horizonte mais amplo das instituições federais de educação superior no Brasil e aí analisado. O parque universitário público federal, de prolongada constituição ao longo da história de nosso País, ocupa hoje, quaisquer que sejam os parâmetros considerados, uma liderança inquestionável na América Latina e tem [...]
Avaliação discente
A UFMG já tem implantado, desde o início da década de 90 passada, um sistema de avaliação discente sobre as disciplinas, que faz uso de um questionário que os alunos preenchem ao final de cada semestre. São avaliadas as diversas dimensões da atividade didática em cada disciplina cursada pelo aluno no semestre. [...]
O acompanhamento da implantação do projeto da UFMG para o REUNI deverá ser feito por diferentes órgãos da administração central, com atribuições específicas.
Pró-Reitoria de Graduação
Esta Pró-Reitoria deverá concentrar o acompanhamento da implantação dos novos cursos de graduação, bem como das novas vagas abertas em cursos anteriormente existentes. Além disso, deverá acompanhar a questão [...]
2008
Cursos e Vagas
Curso
Novo/Expansão
Turno
Vagas
Duração
Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis
Novo
Diurno
30
4
Engenharia Química
Expansão
Diurno
10
5
Total de vagas diurno = 40Total de vagas noturno = 0Total de vagas = 40
Orçamento de Custeio
Item
Valor Adicionado em 2008
Acumulado 2008-2008
Bolsa de Assistência Estudantil
150.000,00
150.000,00
Bolsa de Mestrado
135.360,00
135.360,00
Bolsa de Doutorado
167.280,00
167.280,00
Bolsa de Pós-Doutorado
39.600,00
39.600,00
Bolsa de Professor Visitante
118.800,00
118.800,00
Professores
2.774.499,50
2.774.499,50
Servidores de Nível Intermediário
715.752,90
715.752,90
Servidores de Nível Superior
474.558,00
474.558,00
Unidades Básicas de Custeio
2.435.481,97
2.435.481,97
Total
7.011.332,37
7.011.332,37
FGs e CDs
Crédito em [...]
Como já exposto nesse projeto, o programa de reestruturação e expansão da UFMG prevê a criação de mais de 2000 vagas nesta Universidade, no período entre 2008 e 20012, cerca de 3/4 delas no turno da noite, de acordo com o quadro a seguir. O acentuado aumento de vagas no período da noite levará a [...]
Reordenação da Gestão Acadêmica da IFES
Dada a natureza da proposta da UFMG em resposta ao projeto REUNI, as modificações a serem implementadas, no que se refere à reordenação da gestão acadêmica, são complexas e de muita amplitude. A criação de cursos novos, ainda sem similares na universidade demandará a instalação de novos colegiados [...]
5.1 Articulação da graduação com a pós-graduação: expansão quali-quantitativa da pós-graduação orientada para a renovação pedagógica da educação superior.
Diagnóstico da situação atual
Na UFMG, um esforço já de muitos anos é responsável por uma clara articulação da graduação com a [...]
4.1 Políticas de Inclusão
Diagnóstico da situação atual
A UFMG oferece, atualmente, em seu vestibular, pouco mais de 4.600 vagas, que são disputadas por cerca de 65 mil candidatos. O perfil de concorrência pode ser sintetizado como a seguir. Cerca de 55% são egressos do ensino médio público e não chega a 1/4 a [...]
3.1 Articulação da educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica
Diagnóstico da situação atual
A UFMG possui licenciaturas em todas as áreas do conhecimento, distribuídas em 14 cursos: Artes Visuais, Música, Teatro, Ciências Biológicas, Educação Física, Ciências Sociais, Filosofia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Física, Matemática e Química. Do total [...]
2.1 Ampliação da oferta de Educação Superior Pública
2.1.1 Aumento de vagas no ingresso, especialmente no período noturno
Diagnóstico da situação atual
Em 2007, a UFMG ofereceu, em seu concurso vestibular, 4.674 vagas em cursos presenciais, número que, comparado com o ano de 1990, representou um aumento de 42%. Tal crescimento foi muito aquém [...]
A Universidade Federal de Minas Gerais foi fundada em 7 de setembro de 1927, por iniciativa do governo de Minas Gerais, a partir da reunião de quatro instituições de ensino superior: as Faculdades de Direito e Medicina, e as Escolas de Engenharia e de Odontologia e Farmácia. Permaneceu como instituição estadual até 17 de [...]