Voltar para o início Ir para o Menu Ir para a Busca Ir para o rodapé Contraste

TV UFMG produz série sobre bem-estar e saúde mental durante a pandemia

Com 10 episódios, ‘Enquanto isso…’ será exibida às segundas e quartas-feiras

Em algum momento, o retorno à normalidade ou a configuração do que tem sido chamado de “novo normal” vai se materializar. Mas, enquanto esse tempo não chega, o que fazer? Essa pergunta e a busca por respostas a ela motivaram a produção da nova série da TV UFMG, que estreou nesta segunda-feira, dia 21, e será exibida nas próximas cinco semanas.

Em 10 episódios, a produção, batizada com o nome Enquanto isso… – que traduz esse caráter de expectativa e indefinição que permeia a pandemia de covid-19 –, apresentará perfis de pessoas afetadas pelo isolamento social e indicará caminhos para preservar a saúde física e mental nesse período. A iniciativa integra as ações desenvolvidas pela UFMG no âmbito do Setembro Amarelo, campanha mundial destinada ao bem-estar mental e à prevenção do suicídio.

O episódio de estreia reúne Dirceu Greco, infectologista e professor emérito da UFMG, Fábio Belo, docente do Departamento de Psicologia, Walquíria Santos, doutora em educação pela UFMG e terapeuta integrativa, e Júlia Gonçalves da Silveira, professora aposentada da Universidade. Greco traça um panorama sobre o coronavírus, e Fábio fala sobre as emoções despertadas nesse contexto. Walquíria Santos explica a importância das terapias integrativas. No desfecho do vídeo inaugural, Júlia Gonçalves da Silveira, que foi estudante, pesquisadora, servidora técnico-administrativa e professora na UFMG, deixa uma mensagem especial.

Retratos da quarentena

Um dos destaques da série é o quadro #Hashtag, em que serão mostradas dicas, notícias curiosas sobre a pandemia e fotos do dia a dia da comunidade da UFMG durante o isolamento social. Interessados em mostrar como está sua rotina durante a quarentena podem enviar uma foto para tvufmg@gmail.com. O participante deve informar seu nome completo e o vínculo com a UFMG.

Novos episódios de Enquanto isso… irão ao ar sempre às segundas e quartas-feiras. A série foi produzida por Ruleandson do Carmo e Yves Vieira. O primeiro também é responsável pela edição de conteúdo. O videografismo é assinado por Marcos Bispo. Otávio Zonatto trabalhou na edição de imagens. A coordenação é de Flávia Moraes.

Assista ao primeiro episódio da série: