Notícias

Diálogo entre arte e ciência marca a abertura da Semana do Conhecimento

sábado, 17 de outubro de 2015, às 17h11

A partir da próxima segunda-feira, 19, a UFMG realiza sua XXIV Semana do Conhecimento. O tema do evento, a mais importante exposição da produção científica da Universidade, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, é “Luminosidades”.

A Semana será aberta às 9h, no auditório da Reitoria, com a mesa-redonda Luz e cor na ciência e na arte, que reunirá o artista plástico Paulo Pasta e a professora Maria Brasil, do Instituto de Física da Unicamp.

"A ideia é promover um diálogo entre um artista, conhecido por seu talento como pintor e que pesquisa a cor, e uma cientista que desenvolve trabalho muito interessante sobre luz e cor", explicou, em entrevista ao Boletim, o pró-reitor de Pós-graduação, Rodrigo Duarte.

No mesmo dia, o Coltec vai abrigar, às 9h30, a mesa-redonda Luminosidades: diferentes olhares sobre a luz, que reunirá os professores Alfredo Luís Mateus e Antônio José Lopes Alves, da UFMG, e a professora Natália Maria da Silva Fernandes, da UFJF, para abordar o tema luz e luminosidade sob pontos de vista das ciências naturais, humanas e de saúde.

Também no dia 19, o Instituto de Ciências Biológicas (ICB) receberá o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Jacob Palis, que fará, às 14h, a palestra Como organizar o caos?, atividade que integra o Encontro de Ciência, Ensino e Cultura do ICB. Toda a programação, aberta ao público, está disponível no site.

A Semana do Conhecimento conta com a participação de toda a comunidade acadêmica em diversas atividades, proporcionando momentos de reflexão, difusão e troca de conhecimentos, favorecendo a interação e compartilhamento de experiências. É voltado para professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos da UFMG e aberto à comunidade externa.

Neste ano, mais de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão serão apresentados por estudantes da graduação e pós-graduação, no período de 19 a 23 de outubro, nos campi da UFMG em Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e de Montes Claros, possibilitando espaço para a reflexão e a socialização da produção acadêmica. A programação inclui seminários, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos, premiação de teses e diversificada programação cultural.

Fonte: Agência de Notícias UFMG