Notícias

ICB recebe cerimônia de abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Minas

segunda-feira, 19 de outubro de 2015, às 5h58

Em cerimônia no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) na noite de hoje, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) será aberta oficialmente em Minas Gerais. O evento, que começa às 19h, no auditório 3 da Unidade, reunirá o reitor Jaime Ramírez, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Miguel Corrêa, a diretora da Unidade, Andréa Mara Macedo, o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fapemig, Paulo Sérgio Lacerda Beirão, e a coordenadora do Programa de Popularização da Ciência e da Tecnologia, Marina Pinto de Andrade Alves.

A solenidade também marcará o lançamento dos editais de Apoio à Organização e Execução de Ações de Popularização da Ciência, da Tecnologia e da Inovação e o de Criação e/ou Consolidação das Estruturas de Comunicação e Divulgação da Ciência. Cada um dispõe de R$ 2 milhões para financiamento de projetos.

A Rede Mineira de Comunicação da Ciência, da qual a UFMG é membro, também será apresentada durante a cerimônia. Serão homenageadas duas pesquisadoras que morreram neste ano e que realizaram trabalho reconhecido na área de divulgação científica no estado: Maria das Graças Ribeiro, fundadora do Museu de Ciências Morfológicas do ICB, e Virgínia Schall, da Fundação Oswaldo Cruz. Ambas integraram o Conselho Executivo do Pop Ciência e contribuíram na organização de várias edições da SNCT.

Fonte: Agência de Notícias UFMG