Notícias

Pesquisadora analisa riscos e benefícios de organismos geneticamente modificados

terça-feira, 20 de outubro de 2015, às 5h53

A presidente da Associação Nacional de Biossegurança, Leila Macedo Oda, fará nesta terça-feira, 20, às 17h30, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB), a conferência Organismos geneticamente modificados (OGM): heróis ou vilões?. A palestra abre o Encontro de Ciência, Cultura e Arte do ICB, cuja programação prossegue até quinta-feira, 22.

Defensora da flexibilização nas leis brasileiras de biotecnologia, Leila Oda afirma que a desinformação e os movimentos ideológicos “desconstroem e impactam o desenvolvimento da ciência”. Em sua opinião, a biotecnologia “pode trazer independência para o Brasil na agricultura e na medicina, mas muitos avanços ficam parados na esfera das pesquisas”. Ela lembrando que o país é pioneiro em pesquisas genômicas e proteômicas na América Latina e enfatiza a necessidade de amplo diálogo entre a sociedade e a comunidade científica: “A população ficou insegura, pois não foi dado a ela o direito de escolha. A ciência esteve muito distante da sociedade, e as campanhas contrárias ao uso de transgênicos e OGM suscitaram dúvidas”.

A pesquisadora afirma que uma lei de biossegurança eficaz “precisa se distanciar da esfera emocional, e a primeira análise de risco deve ser científica”. Segundo ela, os estudos devem ser específicos, para que fique comprovada a segurança para os seres humanos e para o meio ambiente.

Bacharel em Química, doutora em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Leila Oda, em seu pós-doutorado, se dedicou à análise de risco de organismos geneticamente modificados. É responsável pelo controle de qualidade de vacinas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde atua como pesquisadora desde 1982. Participou do Comitê Científico da Universidade das Nações Unidas e fundou a Federação Internacional de Associações de Biossegurança (IFBA). Publicou mais de cem trabalhos científicos, livros e capítulos de livros.

Fonte: Agência de Notícias UFMG