Notícias

Servidores técnico-administrativos apresentam trabalhos de conclusão de curso de especialização

terça-feira, 20 de outubro de 2015, às 18h00

Os servidores técnico-administrativos estão discutindo os resultados de sua produção acadêmica na 5ª Jornada de Apresentação da Produção de Conhecimento dos Técnico-administrativos em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), evento que integra a Semana do Conhecimento. Na tarde desta terça-feira, foram apresentados dois trabalhos de conclusão de cursos de especialização no auditório da Biblioteca Universitária, no campus Pampulha.

A servidora técnico-administrativa da Faculdade de Farmácia Iolanda Ribeiro Torres expôs os resultados de pesquisa desenvolvida quando trabalhava na biblioteca da Fafich. Preocupada com a gestão dos processos da biblioteca, ela decidiu investigar como era o procedimento adotado para recebimento de livros doados.

Foca Lisboa/UFMG “As bibliotecas têm limitações financeiras e de pessoal técnico. Pensando no que os usuários da biblioteca mais precisam, decidi criar uma política de planejamento das coleções de livros doados. O crescimento da biblioteca deve ser racional e equilibrado, então os processos precisam ser estudados”, explica.

A pesquisa foi feita por meio de aplicação de questionários aos funcionários das bibliotecas que recebem as doações. “O objetivo final foi a criação de diretrizes que possam guiar os processos”, diz Torres.

O segundo trabalho foi apresentado pela servidora técnico-administrativa da Diretoria de Ação Cultural (DAC), Rosangela da Silva Santos, que investigou a gestão de ações de extensão desenvolvidas pelo órgão.

Foca Lisboa/UFMG “Meu projeto propõe uma mudança no modo como o trabalho é desenvolvido por esse setor. No início, me falaram que seria difícil desenvolver um projeto que visa a mudanças, uma vez que as pessoas resistem em alterar seus processos no dia a dia. Mas acho importante pensarmos em maneiras de fazer com que os processos sejam executados da melhor maneira possível”, explica.

A apresentação dos trabalhos prossegue amanhã, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ainda no auditório da Biblioteca Universitária. Todos os estudos apresentados foram propostos como trabalhos finais do curso de especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior (Gifes), oferecido pela UFMG.

“Estudos como os que foram apresentados hoje são importantes porque propõem intervenções que podem beneficiar a execução de processos da universidade. Precisamos planejar nosso trabalho todos os dias”, conclui a pró-reitora de Recursos Humanos da UFMG, professora Maria José Cabral Grillo.

Fonte: Agência de Notícias UFMG