Notícias

Trabalhos de biologia celular e correlações quânticas vencem o Grande Prêmio de Teses UFMG

quinta-feira, 22 de outubro de 2015, às 22h24

Em solenidade no auditório da Reitoria na noite desta quinta-feira, 22, foram anunciados os vencedores do Prêmio UFMG de Teses 2015, que contemplou 39 trabalhos de doutorado defendidos em 2014.

Dois autores receberam o Grande Prêmio UFMG de Teses 2015: Pedro Elias Marques Pereira Silva, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, no grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, e Bárbara Lopes Amaral, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Matemática, no grupo de grandes áreas de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Excepcionalmente nesta edição, o grande prêmio do grupo das grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes será outorgado em outra oportunidade.

Houve também entrega de menções honrosas a seis autores: Daniel Menezes Souza, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Parasitologia; Flávio Afonso Gonçalves Mourão, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia; Juçara Ribeiro Franca, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêutica; Rodrigo Otávio Silveira Silva, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal; Aline Almeida da Silva Oliveira, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química; Anderson Vagner Rocha, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica.

Grande Prêmio Os agraciados com o Grande Prêmio UFMG de Teses receberam medalha e diploma. Ao orientador de cada um dos três trabalhos selecionados foi concedido diploma. Também foi outorgada distinção aos programas de pós-graduação a que as teses estão vinculadas.

De acordo com a resolução que institui a premiação, cada programa indica sua melhor tese do período, e os trabalhos são avaliados por comissão ad hoc indicada pela Câmara de Pós-graduação.

Lesão hepática Pedro Elias Marques Pereira Silva, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, foi o vencedor no grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, com a tese Deposição de DNA no fígado como um novo fenômeno da lesão hepática medicamentosa, defendida no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, sob orientação do professor Gustavo Batista de Menezes.

O pesquisador demonstrou que lesões de células do fígado espalham material genético pelos vasos do órgão, descoberta que pode gerar fármaco capaz de dosar resposta do sistema imune. Além de consequências imediatas no tratamento de pacientes com lesões hepáticas, o trabalho oferece modelo para desvendar processos similares em outros órgãos, como rim, pulmão, coração e cérebro. Leia mais em reportagem no Boletim UFMG.

A tese de Pedro Elias Marques Pereira Silva também é vencedora da categoria Ciências Biológicas I do Prêmio Capes de Teses 2015, cuja cerimônia de entrega ocorrerá em 10 de dezembro, quando será conhecido o vencedor do Grande Prêmio Capes de Tese em cada um dos três grupos de grandes áreas: Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias; Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Multidisciplinar (Materiais e Biotecnologia); Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Sociais Aplicadas e Multidisciplinar (Ensino).

Teoria quântica Bárbara Lopes Amaral, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Matemática, foi vencedora no grupo de grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias, com a tese The Exclusivity Principle and the Set of Quantum Correlations, defendida no Programa de Pós-graduação em Matemática, orientada pelo professor Marcelo de Oliveira Terra Cunha.

No trabalho Princípio de Exclusividade e o Conjunto de Correlações Quânticas, a autora estudou eventos em um sistema quântico e o conjunto de probabilidades associadas a cada um desses eventos, em busca de princípios físicos fundamentais que expliquem esse conjunto. Ela utilizou, como principal ferramenta, a teoria de grafos, ramo da matemática que estuda as relações entre os objetos de um determinado conjunto.

Segundo Bárbara Amaral, cada conjunto de eventos pode ser representado por um grafo em que os vértices representam os eventos e as arestas ligam eventos exclusivos, chamado grafo de exclusividade. “A partir do grafo de exclusividade é possível descobrir muitas informações interessantes a respeito dos eventos e suas probabilidades”, comenta.

O resultado principal do trabalho foi “mostrar que o chamado Princípio de Exclusividade, que afirma que a soma das probabilidades de eventos exclusivos não pode ser maior que 1, explica o conjunto de probabilidades quânticas associadas a um grafo de exclusividade, dado o conjunto de probabilidades para o grafo complementar”. A autora destaca que “esse resultado é mais um passo na busca por aspectos fundamentais que expliquem por que a teoria quântica é como é e por que essa teoria descreve bem a natureza”.

Menções honrosas

No grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde, foram agraciados com menção honrosa quatro autores:

Daniel Menezes Souza, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Parasitologia, com a tese Estudo de proteínas do parasito Leishmania (Viannia) braziliensis ortólogas a proteínas do hospedeiro: papel na infectividade e potencial uso no diagnóstico sorológico das leishmanioses, orientada pelo professor Ricardo Toshio Fujiwara. A tese foi a vencedora da categoria Ciências Biológicas III, do Prêmio Capes de Teses 2015.

Flávio Afonso Gonçalves Mourão, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia, com a tese Comunicação Serial Assíncrona com o cérebro: Padrões temporais de microestimulação elétrica ditando o comportamento, orientada pelo professor Márcio Flávio Dutra.

Juçara Ribeiro Franca, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêutica, com a tese Desenvolvimento e avaliação da atividade de Inserts Poliméricos de Quitosana para liberação de fármacos antiglaucomatosos, orientada André Augusto Gomes Faraco. A tese também recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2015.

Rodrigo Otávio Silveira Silva, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, com a tese Clostridium difficile: padronização e avaliação de métodos de diagnóstico, ocorrência em seres humanos e animais e desenvolvimento de um modelo experimental em hamsters, orientada pelo professor Francisco Carlos Faria Lobato.

No grupo de grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias foram agraciadas com menção honrosa dois autores:

Aline Almeida da Silva Oliveira, doutora pelo Programa de Pós-graduação em Química, com a tese Compósitos Anfifílicos Magnéticos contendo ferro e carbono: Síntese, Caracterização e Aplicações, orientada pela professora Flávia Cristina Camilo Moura. A tese também recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2015.

Anderson Vagner Rocha, doutor pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, com a tese Confiabilidade e Resiliência de Conversores de Média Tensão Baseados em IGCT, orientada pelo professor Braz de Jesus Cardoso Filho.

Agraciados com o Prêmio UFMG de Teses 2015: Trinta e nove trabalhos defendidos e aprovados em 2014 nos cursos de pós-graduação da Universidade receberam, neste ano, o Prêmio UFMG de Teses.

Grupo de grandes áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde:

1. Pedro Elias Marques Pereira Silva, autor da tese Deposição de DNA no fígado como um novo fenômeno da lesão hepática medicamentosa, defendida no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular, sob orientação do professor Gustavo Batista de Menezes.

2. Thiago Alves Magalhães, autor da tese Respostas subcelulares a indução de galhas por Baccharopelma dracunculifoliae (Psyllidae) em Baccharis dracunculifolia (Asteraceae) e por Eriogallococcus isaias (Eriococcidae) em Pseudobombax grandiflorum (Malvaceae), defendida no Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal, sob orientação da professora Rosy Mary dos Santos Isaias.

3. Marco Antônio Ataíde Silva, autor da tese Estudo da formação do inflamassoma durante a infecção por Plasmodium: implicações na patogênese da malária, defendida no Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Imunologia, orientada pelo professor Ricardo Tostes Gazzinelli.

4. Rodrigo Otávio Silveira Silva, autor da tese Clostridium difficile: padronização e avaliação de métodos de diagnóstico, ocorrência em seres humanos e animais e desenvolvimento de um modelo experimental em hamsters, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, orientada pelo professor Francisco Carlos Faria Lobato.

5. Silvana Márcia Bruschi Kelles, autora da tese Impacto da cirurgia bariátrica em médio prazo na utilização de serviços de saúde, morbi-mortalidade e custos com atenção médica, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto, orientada pela professora Sandhi Maria Barreto.

6. Flávio Afonso Gonçalves Mourão, autor da tese Comunicação Serial Assíncrona com o cérebro: Padrões temporais de microestimulação elétrica ditando o comportamento, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia, orientada pelo professor Márcio Flávio Dutra Moraes.

7. Rafael Duarte Silva, autor da tese Efeito da mobilização anteroposterior do tálus na amplitude de dorsiflexão, dor e desempenho funcional em indivíduos com lesão subaguda e crônica do tornozelo: ensaio clínico aleatorizado, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação, orientada pelo professor Marco Antônio de Resende.

8. Sérgio Diniz Guerra, autor da tese Eventos associados à ocorrência de hipertensão intracraniana em pacientes pediátricos com traumatismo crânio-encefálico grave e monitoração da pressão intracraniana, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente, orientada pelo professor Alexandre Rodrigues Ferreira.

9. Michely Capobiango, autora da tese Assessment of volatile organic compounds in diferent alcoholic fermentation process of banana terra pulps and identification of aroma-impact volatiles in banana spirit, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências de Alimentos, orientada pela professora Evelyn de Souza Oliveira Lopes.

10. Gustavo Henrique da Cunha Peixoto Cançado, autor da tese Efeito de 10 semanas de treinamento e destreinamento da flexibilidade com as técnicas ângulo e torque constante nas variáveis biomecânicas e sensoriais nos músculos posteriores da coxa de adultos jovens, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte, orientada pelo professor Mauro Heleno Chagas.

11. Juçara Ribeiro Franca, autora da tese Desenvolvimento e avaliação da atividade de Inserts Poliméricos de Quitosana para liberação de fármacos antiglaucomatosos, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas, orientada pelo professor André Augusto Gomes Faraco.

12. Allana dos Reis Corrêa, autora da tese Parada cardíaca extra-hospitalar: resultados dos atendimentos realizados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Belo Horizonte de 2006 a 2010, defendida no Programa de Pós-graduação em Enfermagem, orientada pela professora Daclé Vilma Carvalho.

13. Bárbara Hufnagel Maciel, autora da tese Identificação e validação de homólogos de sorgo do gene PSTOL 1, responsável por um QTL de efeito maior na absorção de fósforo em arroz, defendida no Programa de Pós-graduação em Genética, orientada pelo professor Jurandir Vieira de Magalhães.

14. Daniel Bonoto Gonçalves, autor da tese Bioconversão de materiais lignocelulósicos em Etanol e Xilitol por Candida boidini UFMG14, defendida no Programa de Pós-graduação em Microbiologia, orientada pela professora Vera Lúcia dos Santos. 15. Camila de Carvalho Santuchi, autora da tese Avaliação dos parâmetros clínicos periodontais, da qualidade de vida e da experiência de dor, medo e ansiedade em indivíduos submetidos às técnicas de raspagem e alisamento radicular por quadrante e ao protocolo de one-stage full-mouth desinfection no tratamento da periodontite crônica: um ensaio clínico controlado randomizado, defendida no Programa de Pós-graduação em Odontologia, orientada pelo professor Fernando de Oliveira Costa.

16. Daniel Menezes Souza, autor da tese Estudo de proteínas do parasito Leishmania (Viannia) braziliensis ortólogas a proteínas do hospedeiro: papel na infectividade e potencial uso no diagnóstico sorológico das leishmanioses, defendida no Programa de Pós-graduação em Parasitologia, orientada pelo professor Ricardo Toshio Fujiwara.

17. Gustavo Machado Rocha, autor da tese Comportamento sexual de risco entre homens que fazem sexo com outros homens no Brasil, defendida no Programa de Pós-graduação Saúde Pública, orientada pelo professor Mark Drew Crosland Guimarães. 18. Alexandre Lima Ferreira, autor da tese Exigências nutricionais de energia de bovinos machos F1 Holandês x Gir determinadas pelas metodologias de abates comparativos e respirometria calorimétrica, defendida no Programa de Pós-graduação em Zootecnia, orientada pela professora Ana Luiza da Costa Cruz Borges.

Grupo de grandes áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias:

1. Cristiano Maciel da Silva, autor da tese Deployment of Roadside Units Based on Partial Mobility Information, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, orientada pelo professor Wagner Meira Júnior.

2. Graiciany de Paula Barros, autora da tese Combustíveis para ADS, defendida no Programa de Pós-graduação em Ciências e Técnicas Nucleares, orientada pela professora Cláubia Pereira Bezerra Lima.

3. Fernando José da Silva, autor da tese Design e Análises de Mastros de Bambu para Aplicações Estruturais, defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Estruturas. Essa tese foi orientada pelo professor Luís Eustáquio Moreira. 4. Anderson Vagner Rocha, autor da tese Confiabilidade e Resiliência de Conversores de Média Tensão Baseados em IGCT, defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, orientada pelo professor Braz de Jesus Cardoso Filho.

5. José Alberto da Cruz Junior, autor da tese Efeito do Revenimento Sobre a Microestrutura e o Desempenho Mecânico de um Aço Multiconstituído com Alto teor de Si, defendida no Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas. Esta tese foi orientada pelo Prof. Dagoberto Brandão Santos.

6. Gustavo Henrique Mitraud Assis Rocha, autor da tese Modelos de regressão t-Tobit com erros nas covariáveis, defendida no Programa Pós-graduação em Estatística, orientada pela professora Rosangela Helena Loschi.

7. Eduardo Carlo Mascarenhas Moraes, autor da tese Colletive and optical phenomena in equilibrium and nonequilibrium interacting quantum systems, defendida no Programa Pós-graduação em Física, orientada pelo professor Marcelo Paleologo de França Santos.

8.Bárbara Lopes Amaral, autora da tese The Exclusivity Principle and the Set of Quantum Correlations, defendida no Programa de Pós-graduação em Matemática, orientada pelo professor Marcelo de Oliveira Terra Cunha.

9. Aline Almeida da Silva Oliveira, autora da tese Compósitos Anfifílicos Magnéticos contendo ferro e carbono: Síntese, Caracterização e Aplicações, defendida no Programa de Pós-graduação em Química, orientada pela professora Flávia Cristina Camilo Moura.

Grupo de grandes áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística Letras e Artes:

1. Armando Araújo de Souza Júnior, autor da tese Avaliação de Políticas Industriais de Formação de Polos e Zonas Francas sob o Paradigma de Cadeias de Suprimentos, defendida no Programa de Pós-graduação em Administração, orientada pelo professor Ricardo Silveira Martins.

2. André Luiz Prado, autor da tese Ao Fim da Cidade: Conjuntos Habitacionais nas Bordas Urbanas, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, orientada pela professora Silke Kapp.

3. Francisco Sebastião de Paula, autor da tese Uma Trajetória da Xilogravura no Ceará, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Artes, orientada pela professora Maria do Carmo de Freitas Veneroso.

4. Rodrigo Moreno Marques, autor da tese Intelecto geral e polarização do conhecimento na era da informação: o Vale do Silício como exemplo, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, orientada pela professora Marta Macedo Kerr Pinheiro.

5. Viviane Petinelli e Silva, autora da tese Uma análise dos condicionantes da capacidade de influência das conferências de políticas públicas sobre os programas das respectivas políticas setoriais: o caso da 1ª CAP, 1ª Concidades, 1ª CMA, 1ª CE, 1ª CPM e 1ª CPIR, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Ciência Política, orientada pela professora Cláudia Feres Faria.

6. Danila Gentil Rodriguez Cal, autora da tese Configuração política e relações de poder no trabalho infantil doméstico: tensões nos discursos dos media e de trabalhadoras, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, orientada pela professora Rousiley Celi Moreira Maia.

7. Sulma Marcela Cuervo Ramírez, autora da tese Migração interna e deslocamento forçado: Análise do padrão migratório colombiano do final do século XX e começo do século XXI, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Demografia, orientada pelo professor Alisson Flávio Barbieri.

8. Leandro Alves Silva, autor da tese Tensões e Conexões: Um Estudo Sobre Multinacionais e Sistemas Nacionais de Inovação, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Economia, orientada pelo professor Eduardo da Motta e Albuquerque. 9. Juliana Batista dos Reis, autora da tese Transversalidade nos modos de socialização e individuação: experiências juvenis em rede, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, orientada pelo professor Juarez Tarcisio Dayrell. 10. Willy Carvalho Coelho, autor da tese Incomensurável comum Políticas da escrita em Graciliano Ramos, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Estudos Literários, orientada pelo professor Wander Melo Miranda.

11. Marco Antônio Sousa Alves, autor da tese O Autor em cena: Uma investigação sobre a autoria e seu funcionamento na modernidade, defendida junto ao Programa de Pós-graduação em Filosofia, orientada pelo professor Rodrigo Antônio de Paiva Duarte.

12. Natascha Stefania Carvalho De Ostos, autora da tese Sociabilidade Parlamentar em cena: Atores políticos, cotidiano e imprensa na cidade do Rio de Janeiro (1902-1930), defendida junto ao Programa de Pós-graduação em História, orientada pela professora Regina Horta Duarte.

Reitor Jaime Ramírez cumprimenta os 39 doutores agraciados com o Prêmio UFMG de Teses

Fonte: Agência de Notícias UFMG