Notícias

Política de Periódicos da UFMG, lançada hoje, privilegia excelência e respeito à diversidade

quinta-feira, 22 de outubro de 2015, às 12h43

A inclusão, com respeito à diversidade, e a busca da excelência são os aspectos centrais da Política de Periódicos da UFMG, lançada nesta manhã, em encontro no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. Na ocasião, o diretor de Produção Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Sergio Cirino, apresentou as diretrizes e as ações relacionadas à Política, que usa como plataforma online o recém-criado Portal de Periódicos da UFMG.

Na abertura da reunião, o reitor Jaime Ramírez lembrou que a nova Política é uma demanda antiga da Universidade. “Temos cursos e grupos de pesquisa consolidados, mas a instituição precisava definir rumos para seus periódicos. Esse é um passo importantíssimo, que extrapola o esforço individual ou de pequenos grupos. A UFMG assume definitivamente a responsabilidade sobre a questão, passando a cuidar das diversas áreas relacionadas aos periódicos, como produção, hospedagem, editoração”, afirmou Ramírez.

A pró-reitora de Pesquisa, Adelina Reis, ressaltou o objetivo de promover a melhoria da qualidade, de forma indistinta, por meio de apoio a todos os periódicos produzidos na Universidade, que “em algum tempo terão melhor indexação e maior visibilidade nacional e internacional”.

Avaliação, formação, indexação A Política de Periódicos foi apresentada em mais detalhes pelo professor Sergio Cirino, que listou os objetivos principais da iniciativa: avaliação sistemática das publicações, formação de editores e corpo técnico, internacionalização (“a qualificação dos periódicos contribui para isso”, ele lembrou), incentivo e acompanhamento da indexação e a implementação do Portal de Periódicos, que dará visibilidade às publicações e concentrará informações e serviços considerados essenciais.

Segundo Cirino, dos 80 periódicos revelados pelo mapeamento feito por comissão específica e pela equipe da PrPq, 10 estão na base Scielo, 13 são classificados como A1 e A2 no Qualis Capes, 11 são editados por discentes e pelo menos dois por servidores técnico-administrativos da UFMG.

A comissão responsável pelo texto base da Política, que em breve estará disponível no portal web, criou também os critérios de inclusão dos periódicos no Portal (como dispor de ISSN, URL ativa e ser editado por membro da UFMG, contar com comitê editorial, entre outros). São 62 publicações já relacionadas.

“Identificamos alguns periódicos que ainda precisam cumprir certos requisitos, mas esses critérios são dinâmicos e serão sempre discutidos. Vamos auxiliar as revistas no credenciamento para inclusão no Portal”, explicou Cirino, informando que será criado um comitê gestor da Política.

O esforço pela qualificação constante dos periódicos inclui ações formativas, algumas já em curso. Uma incubadora vai apoiar as publicações existentes e a criação de novas. Três publicações já se beneficiam dessa iniciativa: Caderno de Ciências Agrárias, Docência no Ensino Superior e Revista da Universidade Federal de Minas Gerais. Também serão oferecidos cursos aos editores sobre temas como regras de envio para o Scielo, fontes de indexação, diagramação básica e presença em redes sociais.

Sergio Cirino anunciou ainda a criação, na Plataforma Moodle, do Fórum de Editores, espaço para troca de experiências, e a disponibilização de uma sala na Biblioteca Central para a gestão do assunto. Uma parceria com a Pró-reitoria de Extensão promoverá a utilização do Portal de Periódicos como fonte de ações de divulgação científica, por exemplo, estímulo aos professores de ensino médio para que explorem artigos científicos em aulas.

Abec, Scielo e Fapemig Mesa formada depois da apresentação da Política de Periódicos reuniu gestores vinculados à publicação científica no país. O professor Sigmar Rode, presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec), expôs dados relativos à publicação científica no Brasil, destacou o papel crucial dos editores no controle ético e de avaliação e defendeu a profissionalização desses profissionais, que são responsáveis pela defesa dos direitos de autores, revisores, publicações e instituições”.

Ele ressaltou a influência positiva da competição entre pesquisadores, mas alertou para o potencial de pressões competitivas – quase sempre em busca de recursos financeiros – para distorcer a prática da pesquisa. Aos 30 anos de existência, a Abec, segundo Rode, trabalha pela certificação de editores e contra periódicos “predatórios”, que não prezam por preceitos éticos, e contra fraudes que envolvem aspectos como a revisão por pares.

O diretor do programa Scielo, professor Abel Packer, defendeu a sustentabilidade das publicações, definida por relevância, desempenho e credibilidade, informou que mais de 50% dos artigos já são publicados em inglês – o objetivo, em três anos, segundo ele, é que esse índice chegue a 75% – e que os usuários domésticos respondem por 70% dos acessos às publicações.

Cirino sugere que iniciativas como o Portal de Periódicos, lançado hoje pela UFMG, atuem como editoras, cuidando de financiamento e qualidade, entre outros aspectos.

Representante da Fapemig, a professora Nazareth Fonseca, aposentada da UFMG e atualmente trabalhando na PUC Minas, abordou a política de apoio da Fundação, que abrange periódicos, livros e artigos. “Procuramos viabilizar publicações em todas as áreas, depois de submissão a três instâncias de avaliação”, revelou Nazareth, acrescentando que grau de inovação, alcance e esforço por relevância são alguns dos critérios que regem a política de seleção da Fapemig.

Além do Portal de Periódicos, a nova política da UFMG conta com perfis no Facebook e no Twitter.

Fonte: Agência de Notícias UFMG