Notícias

Importância dos PETs e conhecimento produzido por servidores serão alguns dos assuntos tratados nesta terça

segunda-feira, 17 de outubro de 2016, às 17h55

A programação da Semana do Conhecimento nesta terça-feira, 18, começa com mesa-redonda que vai abordar a importância dos Programas de Educação Tutorial (PETs). A pró-reitora de Extensão, Benigna Oliveira, e o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, vão conversar com Carolina Mendes, do PET Administração UFMG, a partir das 8h, no auditório da Face. Às 9h45, no mesmo local, serão apresentadas as atividades dos PETs.

Das 9h às 12h, no espaço livre do CAD 1, haverá apresentação de pôsteres do conhecimento produzido pelos servidores técnico-administrativos da Universidade. O objetivo é mostrar as interfaces do papel institucional do servidor com o conhecimento científico. Os pôsteres ficarão expostos na Biblioteca Central de 19 a 21 de outubro. (Às 14h, terá início a 6ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, no auditório A104 do CAD 2.)

Ainda pela manhã, a partir das 10h, Maria Clarice Batista, bibliotecária do Setor de Apoio ao Portal Capes, e a professora Janetti Nogueira de Francischi, do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Farmácia, vão apresentar e discutir o significado do termo "demência digital" e suas implicações contemporâneas. O eixo condutor será a experiência de Janetti como professora na área de Farmacologia e como mãe. A palestra será no Espaço de Leitura da Biblioteca Central.

Intercâmbios Experiência acadêmica no exterior: quando, onde e como será o tema de palestra da médica veterinária Camila Stefanie Fonseca de Oliveira, doutora em Ciência Animal pela UFMG. Ela vai falar dos benefícios e dos desafios que envolvem o intercâmbio acadêmico no exterior. A apresentação será das 13h às 14h, na sala 305 do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal da Escola de Veterinária.

No mesmo horário, e também na Escola, haverá palestras sobre parasitologia e conservação da biodiversidade, desenvolvimento de leites fermentados probióticos utilizando Lactobacillus isolados de queijos Minas artesanais, o “desafio" da coleta e remessa de material para diagnóstico laboratorial e artropatias cirúrgicas do membro pélvico em pequenos animais, entre outros temas.

Na Escola de Arquitetura, a partir das 16h, o grupo Cozinha Comum, de estudantes da Unidade, com sua estrutura para preparar alimentos no espaço público, vai promover encontro sobre alimentos e chás medicinais, com contação de história e conversas.

Uma mesa-redonda vai discutir a política de ações afirmativas da UFMG, com a participação, entre outros, da pró-reitora adjunta de Extensão, Claudia Mayorga, da pró-reitora de Pós-graduação, Denise Trombert, de Ana Carolina Vasconcelos, coordenadora do DCE, e de Anaine Anikualo, representante dos estudantes indígenas da UFMG. O debate será no Auditório A102 do CAD 2, das 19h às 21h

Em Montes Claros Algumas das atividades desta terça no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, são uma mesa sobre bem-estar animal (das 9h às 11h30) e a apresentação oral dos trabalhos acadêmicos premiados no 19º Encontro de Extensão (das 14h – 18h), ambos no auditório do Bloco C.

Às 19h30, no mesmo local, terá início o minicurso Degustação comentada de queijos e vinhos, conduzido pelo professor Maximiliano Soares Pinto, do ICA.

A programação da 25ª Semana do Conhecimento da UFMG está no site do evento.

Fonte: Agência de Notícias UFMG