Notícias

Quarta-feira terá debates sobre intervenções psicológicas na escola e o valor da ciência para a prática de salvamento dos bombeiros

terça-feira, 18 de outubro de 2016, às 18h52

A Semana do Conhecimento terá nesta quarta-feira, 19, mais um dia repleto de atividades, em Belo Horizonte e Montes Claros. Pela manhã, enquanto os alunos de graduação estarão mostrando seus trabalhos no espaço livre do CAD 1, as professoras Laura Dias e Lisandra Moreira, do Departamento de Psicologia, comporão mesa-redonda na Fafich, sobre práticas interdisciplinares entre Psicologia e Direito. Elas relatarão experiências de pesquisa e extensão. A mesa terá início às 9h.

Das 9h30 às 11h30, no auditório do CAD 2, a professora Miriam Jorge, diretora adjunta de Relações Internacionais, vai conduzir discussão sobre a criação de uma cultura de internacionalização nos campi, que extrapole a mobilidade de estudantes e docentes.

A partir das 14h, o Espaço de Leitura da Biblioteca Central vai abrigar conversa sobre o valor da a informação científica na prática do salvar vidas da atividade do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Participarão Maria Clarice Lima Batista, bibliotecária do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes na UFMG, Alina Gomide Vasconcelos, tenente da Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e doutora em Psicologia da Saúde pela UFMG, e Eduardo de Paula Lima, capitão da Academia e doutor em Psicologia pela UFMG.

Das 14h às 17h, no CAD 1, haverá apresentação de pôsteres dos alunos de graduação e apresentações orais de trabalhos acadêmicos dos bolsistas de extensão.

No mesmo horário, na Fafich, o assunto será Intervenções psicológicas aplicadas ao contexto educacional atual: O uso de recursos digitais utilizados na avaliação e intervenção no contexto escolar. As palestrantes serão a professora Marcela Mansur, do Departamento de Psicologia, e a mestranda em Psicologia Amarli Valgas da Costa.

No Espaço do Conhecimento, a partir das 16h, haverá mais uma sessão do planetário aberta ao público (inscrições pelo e-mail astronomia.conhecimento@gmail.com).

Montes Claros O campus de Montes Claros vai sediar nesta quarta os minicursos Treinamento de acesso ao Portal Capes (9h às 10h20), com Edélzia Cristina Sousa Versiani, bibliotecária do Instituto de Ciências Agrárias; Treinamento em editoração no Word de trabalhos acadêmicos de acordo com as normas da ABNT (14h às 15h15), com Rachel Bragança de Carvalho, também bibliotecária do ICA; Gerenciador bibliográfico EndNote Basic: Acesso e uso (19h às 20h20), com Josiel Santos, bibliotecário do ICA.

A programação da 25ª Semana do Conhecimento da UFMG está no site do evento.

Fonte: Agência de Notícias UFMG