Notícias

Em mesa, especialistas discutem curso que prepara servidores para mestrado e doutorado

quarta-feira, 19 de outubro de 2016, às 14h37

A experiência de preparar servidores para elaborar projetos de mestrado e doutorado, colocada em prática no primeiro semestre deste ano, será analisada em mesa nesta quinta-feira, 20, a partir das 9h, no auditório da Biblioteca Central, campus Pampulha.

A discussão ocorre no âmbito da 6ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação da UFMG, que integra a 25ª Semana do Conhecimento.

Participam da mesa Sérgio Cirino, professor da Faculdade de Educação, e Zulmira Medeiros, doutora em Educação e servidora lotada na Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), da Pró-reitoria de Graduação, que coordenaram a primeira edição do curso, oferecido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH). Servidores que participaram do curso darão depoimento sobre a experiência.

Responsável pela elaboração do projeto que criou o curso, Sérgio Cirino avalia a experiência como “excelente”, sobretudo porque começou a cobrir antiga lacuna de formação dos quadros da Universidade na categoria dos técnicos e administrativos. “Originalmente pensávamos em abrir 60 vagas, mas surgiram 700 candidatos, o que revela o grande interesse das pessoas em se qualificarem”, comenta o professor.

A primeira edição do curso foi oferecida a 200 servidores, em 60 horas-aula, das quais 30 a distância, mobilizando equipe de oito professores de várias áreas do conhecimento, alguns do corpo docente, outros do quadro técnico-administrativo.

O curso Elaboração de projetos de mestrado e doutorado abordou métodos e técnicas de pesquisa, normatização de trabalhos acadêmicos e elaboração de projetos de pesquisa.

“O objetivo principal foi oferecer apoio na elaboração de um projeto de pesquisa, elemento importante tanto nos processos seletivos quanto nos próprios cursos de mestrado e doutorado”, explica Sérgio Cirino.

Segundo ele, a iniciativa reflete o empenho do atual Reitorado de valorizar os servidores técnico-administrativos por meio de uma política que favoreça a sua qualificação.

A 6ª Jornada também inclui exposição de 14 pôsteres e relatos com resultados da produção acadêmica de servidores em cursos de pós-graduação.

Fonte: Agência de Notícias UFMG