Notícias

Debates sobre extensão e entrega do Grande Prêmio de Teses marcam programação da quinta-feira

quarta-feira, 19 de outubro de 2016, às 17h52

Ação de extensão que ajuda refugiados haitianos a falar português, apresentação de projetos de acessibilidade e inclusão da pessoa com deficiência ou com necessidades educacionais especiais, seminário Extensões universitárias e entrega do Grande Prêmio UFMG de Teses são algumas das atividades que compõem a programação da 25ª Semana do Conhecimento nesta quinta-feira, 20, em Belo Horizonte.

Em Montes Claros, serão oferecidos minicursos, e às 18h haverá apresentação artística no gramado do Instituto de Ciências Agrárias (ICA).

Às 9h, no auditório da Biblioteca Central, campus Pampulha, o professor Sérgio Cirino e a doutora em Educação Zulmira Medeiros discutem o curso Elaboração de projetos para mestrado e doutorado oferecido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos.

Também ao longo do dia prosseguem as discussões do Encontro de Pesquisa em Educação, que nesta quinta-feira abordarão temas como Doutorado Latino-Americano em Educação da UFMG, O Sisu e sua implementação na UFMG e Leitura e escrita na educação infantil. Confira a programação.

Às 10h será aberta na Praça de serviços a Feira Agroecológica da UFMG, que se encerra às 19h e volta a acontecer no dia seguinte, das 10h às 15h.

Das 13h às 17h, a Faculdade de Letras recebe mesa-redonda que discutirá ação de extensão, coordenada pela professora Maria Auxiliadora Leal, que visa dar suporte linguístico aos estrangeiros em situação de vulnerabilidade que residem na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Saberes e parcerias O Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2) recebe o seminário Extensões universitárias – cultivando saberes, regando parcerias, semeando ideias. Participam os professores Alzira de Oliveira Jorge, da Faculdade de Medicina, Helcimara de Souza Telles, da Fafich, e Bernardo Jefferson de Oliveira, da Faculdade de Educação.

Serão abordados os temas A extensão universitária no contexto da relação entre universidade e poder público; A extensão universitária como estratégia para a avaliação de políticas públicas: o caso do Programa Mais Médicos; A relação entre universidade e parceiros no desenvolvimento de ações de extensão: negociando prioridades.

Na Sala de Treinamento da Biblioteca Central, a bibliotecária Fernanda Gomes Almeida, do Setor de Apoio aos Usuários do Portal Capes da UFMG, fará palestra das 16h às 18h sobre O Portal de Periódicos Capes: credibilidade na pesquisa científica.

O Espaço do Conhecimento UFMG segue com o Festival Fulldome, que terá Sessão do Planetário, das 16h às 17h. O Espaço localiza-se na Praça da Liberdade, 700, Centro.

Prêmio de Teses Às 19h, no auditório da Reitoria, haverá cerimônia de entrega do Prêmio UFMG de Teses 2016 e do Grande Prêmio UFMG de Teses 2016.

Iniciativa da Pró-reitoria de Pós-graduação, a premiação destaca as melhores teses de doutorado defendidas na Universidade em 2015 e contempla duas categorias: o Prêmio UFMG e o Grande Prêmio UFMG de Teses. A solenidade, que integra a programação da 25ª Semana do Conhecimento, terá início às 19h, no auditório da Reitoria.

De acordo com a resolução que institui a premiação, cada programa de pós-graduação indica sua melhor tese do período, e os trabalhos são avaliados por comissão ad hoc indicada pela Câmara de Pós-graduação.

O Prêmio de Teses UFMG, que consiste na outorga de diploma ao autor, será concedido neste ano a 44 trabalhos defendidos no ano passado, entre os quais serão escolhidos três que receberão o Grande Prêmio UFMG de Teses, um em cada grupo de grande área do conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes. Também serão entregues menções honrosas.

O Grande Prêmio UFMG de Teses 2016 consiste em concessão, ao autor da tese, de medalha e diploma. Conheça a relação das 44 teses que receberam a distinção em suas áreas.

Fonte: Agência de Notícias UFMG