Premiação e seminário anual do Ieat encerram programação nesta sexta

quinta-feira, 20 de outubro de 2016, às 16h16

Em cerimônia no auditório da Reitoria, a partir das 14h desta sexta-feira, 21, serão premiados os melhores trabalhos apresentados nos eventos que compõem a 25ª Semana do Conhecimento.

Serão destacados trabalhos acadêmicos publicados na 25ª Semana de Iniciação Científica, no Seminário do Programa de Apoio a Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa), no 19º Encontro de Extensão, na 20ª Semana de Graduação e na 6ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnico-Administrativos em Educação.

As áreas de extensão, graduação e recursos humanos já divulgaram a relação dos vencedores.

A programação desta sexta-feira terá início às 9h com duas atividades simultâneas – na Escola de Belas Artes (EBA) e na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich). No auditório Álvaro Apocalypse, da EBA, o Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) realiza seu seminário anual, com palestras e apresentação de resultados de projetos desenvolvidos no programa Professores Residentes. O evento terá início às 9h, no campus Pampulha.

Ainda no período da manhã, o professor Norberto Garcia Cairasco (USP), membro do Comitê Científico IEAT, discutirá o tema Ciência, arte, educação e sociedade. Em seguida, Britaldo Silveira Soares Filho, do Departamento de Cartografia, fará a palestra Ciência em apoio a políticas públicas.

À tarde, os professores residentes Eduardo de Campos Valadares (ICEx), Georg Otte (Fale), Maria do Carmo de Freitas Veneroso (EBA), Renan Springer de Freitas (Fafich) e Stéphane Huchet (Arquitetura) apresentarão resultados de seus projetos.

Segregação Na Fafich, a partir das 9h, será realizado o seminário Psicologia do Trabalho nas Prisões, organizado pelo Laboratório de estudos sobre Trabalho, Cárcere e Direitos Humanos, do Departamento de Psicologia. Às 14h, o Departamento de Psicologia realiza também o ciclo de palestras Intervenções psicológicas aplicadas ao contexto educacional atual – Quando ser bom não é bom o bastante: perfeccionismo e vida acadêmica. A proposta é apresentar os principais modelos do perfeccionismo, suas implicações para a saúde e intervenções mais usadas para diminuir o impacto desse traço de personalidade na vida diária.

Dança, feira e línguas Às 12h30, a companhia de dança Sarandeiros apresenta na Praça de Serviços o espetáculo Gerais de Minas. A Feira Agroecológica, também na Praça, se encerra às 15h.

O minicurso Explorando ferramentas digitais para o ensino do espanhol, aberto a professores da língua e a alunos do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol, será realizado na Faculdade de Letras, a partir das 14h.

Também às 14h, o Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, promove mesa-redonda com o tema Produção Fulldome, que proporciona a sensação de imersão de 180x360 graus. Esse tipo de formato é usado, sobretudo, para projeções em superfícies esféricas de planetários. Participa do debate Carlos Molina, diretor do Planetário de Medellín (Colômbia). Em seguida, será exibido o documentário O céu como patrimônio, produzido no formato fulddome pela equipe do Espaço do Conhecimento UFMG.

Fonte: Agência de Notícias UFMG