Reportagens

Encontro de Extensão dá início, nesta segunda, a atividades que precedem a Semana do Conhecimento

quinta-feira, 6 de outubro de 2016, às 8h26

Com mais de 100 atividades nos campi da UFMG, em Belo Horizonte e em Montes Claros – apresentações de trabalhos, palestras, debates, mesas, seminários, conferências, oficinas e atividades culturais abertas ao público, entre outros –, a Semana do Conhecimento deste ano terá duração estendida.

A programação, que será cumprida ao longo de 10 dias úteis, começa nesta segunda-feira, dia 10, às 8h, com o 19º Encontro de Extensão, que contará com mais de 600 programas e projetos apresentados por alunos de graduação, bolsistas de extensão e voluntários. O evento prossegue na terça-feira, 11 de outubro, nas unidades acadêmicas da Universidade.

Segundo a pró-reitora de Extensão, Benigna Maria de Oliveira, também responsável pela coordenação geral da Semana do Conhecimento, “esta é uma oportunidade para estudantes e demais membros da comunidade acadêmica conhecerem as ações que são desenvolvidas em suas próprias unidades”. Ela chama atenção para o fato de o Encontro ser “um momento importante para que os bolsistas e os alunos voluntários possam sistematizar, divulgar o conhecimento produzido e compartilhar experiências”.

Uma das novidades é a substituição dos trabalhos em banners de lona ou papel por apresentações orais, em sua maioria. A decisão foi tomada diante da necessidade de adotar padrões mais sustentáveis, com redução do impacto ambiental e dos custos de impressão – demanda dos próprios bolsistas.

Dos 600 trabalhos, 10% serão selecionados para a apresentação na segunda etapa, dia 19, quando os premiados serão anunciados. Esses trabalhos serão avaliados por bancas formadas por docentes da UFMG e representantes de instituições parceiras, como explica a pró-reitora de Extensão. “A participação de representantes de instituições parceiras tem o objetivo de intensificar o diálogo com outros setores da sociedade. Os avaliadores foram escolhidos em razão de seu envolvimento com políticas públicas.”

A estratégia de manter comunicações orais foi adotada também pela organização do 2º Congresso de inovação e metodologias de ensino: o estudante como agente de mudanças em comunidade, que reunirá mais de 110 trabalhos nos dias 13 e 14. Trata-se de conjunto de atividades organizadas pelo GIZ, vinculado à Pró-reitoria de Graduação. Nesse evento, serão apresentadas experiências de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos de várias instituições, como explica o professor Eucídio Pimenta Arruda, diretor de Inovação e Metodologias de Ensino: “Nesta edição, o foco são os alunos, cujo protagonismo ficará evidenciado em trabalhos, mediação de debates e apresentação de atividades culturais”.

Evolução Os quase dois mil trabalhos acadêmicos da 25ª Semana de Iniciação Científica, incluindo os do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Jr.) UFMG, também poderão ser apresentados no formato oral ou pôster. O pró-reitor de Pesquisa, professor Ado Jorio de Vasconcelos, destaca a qualidade dos trabalhos: “Há nítida evolução da qualidade. Muitos trabalhos apresentados na Semana do Conhecimento geram artigos científicos, embora não seja esse o objetivo central, que é a formação. Mas isso mostra a evolução de nossa iniciação à pesquisa”, analisa Ado.

O pró-reitor também destaca a participação dos estudantes da educação básica da rede pública, que, neste ano, apresentarão cerca de 150 trabalhos. “A iniciação cientifica é de grande importância para o desenvolvimento da pesquisa. Apesar de o PIC Jr ser recente, notamos que os graduandos têm entrado na Universidade e procurado a iniciação científica cada vez mais cedo”, afirma.

A Semana do Conhecimento, que prossegue no período de 17 a 21 de outubro, tem programação diversificada, aberta ao público interno e externo à UFMG. Parte dessa programação será ofertada como Atividades Acadêmicas Complementares destinadas aos estudantes do período noturno.

Os estudantes que se inscreverem e comparecerem a uma atividade terão direito a certificado, que poderá ser utilizado para solicitar o aproveitamento de créditos em seus cursos. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail semanadoconhecimento@ufmg.br, pela página do evento no Facebook ou pelo telefone (31) 3409-3215.

(Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Extensão)

Fonte: Agência de Notícias UFMG