Notícias

Nova Agência Nacional de Museus é foco de discussões no 5º Fórum Brasileiro de Museus Universitários na UFMG

segunda-feira, 15 de outubro de 2018, às 14:33

“Falar de museus é falar da universidade”, defendeu a pró-reitora de extensão da UFMG Claudia Mayorga durante quinta edição do Fórum de Museus Universitários, que até  11 de outubro na UFMG. Além da pró-reitora, a mesa, que aconteceu nesta tarde, no auditório do Centro de Atividades Didáticas (CAD) 2,  cotou om a presença  de Renata Motta, da ICOM Brasil, e foi mediado pela professora de Museologia Letícia Julião, coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG.

5 forum

Mesa debateu os desafios dos museus universitários do Brasil – Foto: Bruna Diana

As discussões se deram em torno dos desafios dos museus universitários do Brasil, sendo do foco  a controversa Medida Provisória 850/2018, sancionada pelo presidente Michel Temer, após o incêndio do Museu Nacional no dia 2 de setembro. A MP visa a criação da Abram (Agência Brasileira de Museus), que irá incorporar o Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura, e terá, assim como o Sebrae, o status de serviço social autônomo. A Agência permite a criação de fundos com doações privadas para financiar projetos de interesse público. A medida coloca em risco a política nacional de museus, levando em conta que a agência ‘ficará sujeita a interesses mercadológicos e particulares’. As participantes da mesa se mostraram contrárias ressaltando que ameaça a gestão pública e autonomia universitária, principalmente ao que tange a possibilidade de privatização desses espaços, ameaçando a própria Universidade.

Também foi ressaltada a importância dos museus como território privilegiado da extensão universitária. Luciana Cardoso, diretora do Museu de Arqueologia e Etnologia (MArquE) da UFSC, defendeu que o museu só existe e resiste devido ao apoio da extensão universitária.

5 forum

Platéia atenta acompanha as discussões no 5º Fórum de Museus Universitários – Foto: Zirlene Lemos

Outro ponto comentado foi sobre os muitos desafios ainda enfrentados pelos museus universitários, tais como a onda de privatizações, o corte de verbas e a censura sobre as exposições e acervos. Em seguida ao debate foi aberta rodada de perguntas ao público.

Confira a cobertura fotográfica do evento

Redação e foto: Bruna Diana