UFMG está pronta para sediar a 27ª Semana do Conhecimento

segunda-feira, 01 de outubro de 2018, às 14:47

UFMG prepara a Semana do Conhecimento 2018

Com o tema “Saberes e práticas para reduzir desigualdades”, de 15 a 19 de outubro de 2018, a UFMG expõe ao público cerca de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão. A mostra integra a Semana do Conhecimento, evento que, em sua 27ª edição tem como premissa provocar reflexões sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela universidade em diálogo com setores da sociedade além de aproximar as práticas de ensino, pesquisa e extensão, que vem, ao longo dos anos, fortalecendo espaços de diálogo e de compartilhamento de saberes. O evento congrega oito mostras de projetos distintos.

27ª Semana de Iniciação Científica
22ª Semana de Graduação
21º Encontro de Extensão
8ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Técnicos em Assuntos Educacionais – Taes
6ª Mostra Virtual Pesquisa e Extensão na Rede de Museus da UFMG
3º Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (Pipa)
1º Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG
#VisualizaUFMG 2018

8 a 11 de outubro

Bolsista apresenta projeto de extensão no Instituto de Ciências Biológicas (2017) – Foto: Josué Gomes

Integrando a Semana do Conhecimento, nos dias 8, 9 e 10, serão apresentados 547 trabalhos, no formatos comunicação oral, vídeo e pôster físico, durante o 21º Encontro de Extensão. O objetivo é fomentar espaços de diálogo, produção e socialização do conhecimento. Os bolsistas que submeteram trabalhos de suas respectivas ações de extensão farão as apresentações em diversas salas em sua unidade acadêmica. As apresentações ocorrerão dias 8 e 9 nos camping Belo Horizonte (Pampulha e Saúde) e no dia 10 em Montes Claros. Já no dia 17, no CAD 3, será a reapresentação dos melhores trabalhos selecionados, que concorrerão à premiação no encerramento da Semana do Conhecimento.

A programação do Fórum Brasileiro de Museus Universitários inclui visita ao MHNJB UFMG – Foto: Arquivo Museu

Também faz parte da programação o Fórum Brasileiro de Museus Universitários, que acontece entre 9 e 11 de outubro. O objetivo é promover e consolidar o debate sobre os museus universitários e instituições afins no Brasil, com a perspectiva de delinear diretrizes para uma política de preservação do patrimônio universitário. Organizado em palestras, painéis, mesa redonda, visitação a museus e grupos de trabalho (GTs), serão três eixos temáticos: 1) diagnóstico dos museus universitários no Brasil; 2) gestão e formação de profissionais em museus universitários; 3) conformação e dinâmica de redes de museus universitários.

Promovido pela Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG,   o evento contará com a participação de representantes de universidades de todas as regiões do país, presidentes de redes de museus universitários dos EUA e da União Européia e presidentes dos comitês internacionais de Museus Universitários e de Formação de Pessoal – The International Council of Museums.

Outra programação da Rede de Museus é a VI Mostra Virtual Pesquisa e Extensão que pretende dar visibilidade aos projetos vinculados à Rede, além de gerar um portfólio dos trabalhos de pesquisa e extensão. De acordo com os organizadores, “o objetivo é possibilitar a comunidade acadêmica e ao público em geral a oportunidade de visualizar, a partir do website da Rede de Museus, todos os trabalhos que serão apresentados em unidades e horários diferentes durante a Semana do Conhecimento”.  A plataforma também permite interação, pois aos acessá-la é possível enviar comentários direcionados aos autores dos projetos, fomentando a formação de redes colaborativas no interior da comunidade universitária.

Acesse:  https://www.ufmg.br/rededemuseus/mostravirtual

Nas edições anteriores, a Mostra Virtual alcançou 562 inscritos e 150 projetos exibidos e foram contabilizados 3.410 visitantes e 10.184 visualizações.  A participação dos projetos de pesquisa e extensão vinculados ao programa da Rede de Museus será obrigatória. Os autores de projetos desenvolvidos de forma autônoma nos espaços integrantes da Rede de Museus também são convidados a apresentarem seus trabalhos na Mostra Virtual, fazendo jus a um certificado de participação.

Em Montes Claros o ICA prepara programação local

15 a 19 de outubro
No dia 15, a partir das 9h, acontece  a cerimônia de abertura da 27ª Semana do Conhecimento, no Centro de Atividades Didáticas – CAD 3 – campus Pampulha da UFMG, com participação do professor  José Jorge de Carvalho, do Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília e do líder indígena do povo Tupinambá, Rosivaldo Ferreira da Silva,  conhecido como Cacique Babau e defensor da luta do povo Tupinambá.

Os dias 16 e 17 contam com programação cultural especial,  com apresentação de três projetos de extensão:  Grupo de Saxofones da UFMG (16), Geraes Big Band (quarta Doze e Trinta, 17) e Coral “Música para Todos” do Centro de Musicalização Integrado da Escola de Música da UFMG (17).  A programação prossegue por toda a semana com palestras, oficinas e debates, Feira Agroecológica da UFMG, mostra de vídeos #Visualizaufmg, I Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG,  apresentações culturais e ainda atividades especiais organizadas pelas próprias unidades acadêmicas, que incluem palestras, mostras de futebol e oficinas.