A programação é composta por atividades realizadas pelas Unidades Acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da UFMG. Conheça cada “subevento” que integra a Semana do Conhecimento.

O IV Encontro de Mobilidade Internacional da UFMG ocorrerá durante a Semana do Conhecimento, entre os dias 27 e 28 de outubro 2021, com a finalidade de divulgar à comunidade acadêmica as diversas atividades de internacionalização realizadas pelos discentes. O encontro será gerido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e implementado com a colaboração de estudantes que participaram ou participam de mobilidades internacionais. O evento promove a apresentação de trabalhos que relatam as experiências vivenciadas durante o período de intercâmbio. Considera-se, aqui, como experiência qualquer atividade de estudos ou ensino, pesquisa, extensão, de estágio profissional e acadêmico, de desenvolvimento linguístico ou artístico-cultural, desenvolvida no durante o período de mobilidade.

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos se integra à Semana do Conhecimento UFMG 2021 por meio da XI Jornada de Apresentação do Conhecimento produzido pelos servidores TAE da UFMG, que tem como objetivo divulgar o conhecimento produzido em cursos formais de ensino e boas práticas realizadas no trabalho.

Confira o edital.

Acompanhe as inscrições aprovadas aqui.

No âmbito da Semana do Conhecimento, a Pró-Reitoria de Graduação realizará a 25ª Semana da Graduação. Nesta edição, nos dias 27 e 28 de outubro, serão realizadas as apresentações de projetos referentes aos seguintes programas de bolsas da Prograd: Programa de Monitoria da Graduação 2020-21 e suas modalidades (Formação Transversal, Licenciaturas, Ações de Apoio à Graduação), Programa para o Desenvolvimento do Ensino de Graduação (PDEG), Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET), Programa de Educação Tutorial – PET, ProNoturno, Programa Imersão Docente (PID), Programa de Inovação e Metodologias de Ensino (PIME), Programa de Incentivo à Formação Docente (PIFD). O período de inscrição dos trabalhos será de 09/08 a 10/09, até as 16 horas. As informações sobre inscrições e formas de apresentação dos projetos serão divulgadas oportunamente.
Solicitamos aos coordenadores e coordenadoras dos projetos que alertem aos estudantes sobre a importância da Semana da Graduação, como oportunidade para a socialização interna e externa dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos nos diversos cursos e Unidades da UFMG.

Estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica, participantes de projetos vinculados aos programas relacionados abaixo, deverão submeter um resumo do trabalho, pôster digital e vídeo pitch:

-Edital 03/2020 – PIBIC/CNPQ

-Edital 03/2020 - PIBIC AF/CNPQ

-Edital 04/2020 – PIBITI/CNPQ

-Edital 05/2020 - PIBIC EM/CNPQ

-Edital 07/2020 – Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-Doutores Recém-Contratados pela UFMG (ADRC).

-Programa de Iniciação Científica Voluntária – alunos que iniciaram a ICV no período de 01/04/2020 a 31/03/2021.

-Edital 08/2020 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG – PROEX/PRPq).

-Edital 08/2021 - Programa Institucional De Bolsas De Iniciação Tecnológica E Inovação Graduação & Ensino Médio – BITEC-GEM

É permitida a submissão de somente um resumo por estudante de graduação ou ensino médio.

Estudantes externos à UFMG poderão se inscrever somente se participantes de edital obrigatório.

Caso mais de um estudante, participantes do mesmo projeto se inscrevam, os resumos e pôsteres deverão ser distintos.

Todo bolsista de iniciação científica deve, necessariamente, ser o autor principal do resumo.

Somente o autor do trabalho poderá fazer a apresentação do mesmo.

A lista nominal dos estudantes que tiverem seus trabalhos agraciados com Relevância Acadêmica e forem pré-selecionados para apresentação virtual pelo Comitê Externo será divulgada na página da PRPq (www.ufmg.br/prpq), assim como as instruções e horários. A avaliação das apresentações virtuais que indicará os melhores trabalhos de cada grande área será realizada pelo Comitê Externo à UFMG no dia 27/10/2021.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o NAPq de sua unidade.

Confira as normas de inscrição aqui

Como parte da Semana do Conhecimento 2021, o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais realizará o VI Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA). Este evento tem como objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo PIPA, bem como oferecer oportunidade para a discussão sobre a temática da acessibilidade e inclusão com a comunidade acadêmica.

O VI Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção à Acessibilidade (PIPA) ocorrerá no dia 27/10/2021 em ambiente virtual a ser divulgado oportunamente, no período da manhã e da tarde.

A Mostra Virtual “Pesquisa e Extensão na Rede de Museus” integra, pela sétima vez, a programação oficial da Semana do Conhecimento da UFMG. O objetivo do evento é possibilitar que a comunidade acadêmica e o público em geral conheçam os trabalhos realizados pela Rede de Museus e Espaços de Ciências e Cultura da UFMG, além de fomentar a formação de redes colaborativas ao permitir a inserção de comentários dirigidos aos autores dos projetos. As edições anteriores também estão disponíveis para consulta, formando um grande portfólio de trabalhos de extensão e iniciação científica realizados desde 2015 pela Rede de Museus e seus espaços integrantes.
.
Acesse a página do evento, que reúne pôsteres e vídeos dos trabalhos inscritos..