A programação é composta por atividades realizadas pelas Unidades Acadêmicas e pelos órgãos da Administração Central da UFMG. Conheça cada “subevento” que integra a Semana do Conhecimento.

O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Minas Gerais realizará o X Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (PIPA), como parte da programação da Semana do Conhecimento 2025.

Este evento tem como objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos projetos apoiados pelo PIPA, bem como oferecer oportunidades para a discussão sobre a temática da acessibilidade e inclusão com a comunidade acadêmica.

O X Seminário do Programa de Apoio à Inclusão e Promoção da Acessibilidade (PIPA) ocorrerá no dia 15/10/2025 com a exposição de postêres dos projetos no saguão do CAD 1, nos períodos da manhã e da tarde.

O 28º Encontro de Extensão tem o objetivo de divulgar as atividades de extensão desenvolvidas na UFMG nos âmbitos da graduação e da pós-graduação e proporcionar espaço para a troca de saberes e conhecimentos entre os(as) participantes e a comunidade externa. as atividades de extensão desenvolvidas na UFMG.

Os trabalhos deverão atender às diretrizes de extensão: indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; interdisciplinaridade; impacto e transformação; impacto na formação do discente e interação dialógica com a sociedade.

Os trabalhos precisam ser enviados na forma de um resumo. As inscrições podem ser feitas pelo sistema Semana do Conhecimento (https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana), entre os dias 18 de agosto e 10 de setembro.

Detalhes sobre o evento estão disponibilizados aqui.

O processo de inscrição e avaliação será acompanhado pelo Centro de Extensão da unidade do(a) professor(a) responsável pela atividade, assim como pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail: eventos@proex.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3215.

Realizaremos a 29ª Semana da Graduação, dentro da Semana do Conhecimento, que acontecerá no período de 13 a 17 de outubro de 2025, com inscrições abertas de 18 de agosto a 10 de setembro.

O evento conta com a participação significativa de nossa comunidade para o compartilhamento dos projetos desenvolvidos nos programas de bolsas acadêmicas, vinculados à Pró-reitoria de Graduação e programas institucionais e governamentais, voltados ao aprimoramento do ensino nos cursos de nossa instituição.

Para que a qualidade e a inovação das iniciativas desenvolvidas por alunos e professores nos projetos sejam reconhecidas pela comunidade acadêmica e pelo público em geral, é fundamental a mobilização de todos os envolvidos.

As informações iniciais sobre a organização, participação e as orientações gerais para a inscrição na Semana da Graduação, encontram-se na sequência abaixo.

Orientações gerais para a inscrição e participação na Semana da Graduação 2025:

1. Devem participar, obrigatoriamente, todos os projetos que integram os Programas de Bolsas da Prograd, governamentais e institucionais, conforme item 10.2.17 das Normas e Procedimentos Gerais de Bolsas da Pró-Reitoria de Graduação.

2. As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 18 de agosto até as 16 horas de 10 de setembro, no sistema da Semana do Conhecimento.

3. Recomenda-se o acesso por meio de computadores habilitados com o navegador Mozilla Firefox.

4. A inscrição do projeto no Sistema de Gerenciamento da Semana do Conhecimento deverá ser efetuada pelo docente coordenador do Projeto. Os alunos vinculados (bolsistas e voluntários) deverão ser incluídos como coautores. Projetos que tiveram substituição de coordenador em 2025 devem ser atualizados no sistema de fomento, antes de efetuarem a inscrição para a Semana da Graduação.

5. Somente os membros das equipes listados na inscrição receberão o Certificado de Participação. Assim, caberá ao Coordenador do projeto a inclusão correta dos nomes dos membros da equipe. A Prograd não realizará alterações na ficha de cadastro após o término das inscrições e encerramento do evento.

6. Durante o preenchimento do formulário no site, um contador de tempo irá gerir o processo de preenchimento das informações e envio da inscrição. Nesse sentido, o Coordenador terá 30 minutos para efetuar a inscrição do projeto. Caso o tempo esteja expirando faz-se necessário salvar até a etapa realizada e retornar em seguida para concluir o preenchimento das informações.

7. A inscrição consistirá, necessariamente, no envio de um resumo e um vídeo com as seguintes especificações:

a) RESUMO: deverá contemplar introdução, objetivos, métodos e resultados, conclusão, e palavras-chave, tendo, no máximo, 4.000 caracteres, incluindo espaços. A estrutura do resumo poderá ser um texto corrido ou dividida em tópicos. As palavras-chave deverão ser incluídas em caixas separadas.

b) VIDEO: deverá ter no máximo 3 minutos, produzido preferencialmente em posição horizontal, com as dimensões da imagem de 1024 x 768 pixels, e com a proporção de 16:9 (1,77). O vídeo poderá ser feito com o aparelho celular, obrigatoriamente postado no YouTube, e somente o link será inserido no Sistema da Semana. A privacidade do vídeo no YouTube deverá ser “não listado”.

8. É necessário concluir o processo de submissão dos trabalhos confirmando a inscrição. Somente serão revistas as inscrições que tenham recebido e-mail de confirmação ou mediante apresentação de cópia em PDF do comprovante disponibilizado ao final da inscrição.

9. Os projetos do Programa de Monitoria de Graduação (PMG), Programa de Desenvolvimento do Ensino da Graduação (PDEG) serão avaliados em duas etapas. A etapa 1, que ocorrerá logo após o encerramento das inscrições, terá como base o material postado no ato da inscrição (Resumo e Vídeo). Nessa etapa, a avaliação será realizada por Comissão Avaliadora instituída pela Prograd e o número de projeto a ser indicado, por programa, consta na tabela 1. A apresentação presencial no dia 15 de outubro será realizada pelos alunos dos projetos indicados na primeira etapa.

10. O Programa de Monitoria do Ensino Técnico (PMET) e Programa Imersão Docente (PID) farão parte das apresentações do dia 15 de outubro. A inscrição dos participantes desses programas é obrigatória sendo necessário o envio do resumo e do vídeo. O número de trabalhos a serem apresentados deve seguir as indicações e observações da tabela 1.

11. Os programas governamentais PET MEC, PET Saúde, Programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) farão seus encontros em formatos definidos pela coordenação de seus grupos. A inscrição desses programas também é imprescindível para a participação no evento, sendo obrigatório o envio do resumo e facultativo o envio do vídeo.

12. O Programa de Inovação e Metodologia de Ensino (PIME – GIZ) será destaque da programação com presença transversal em todas as salas temáticas, reforçando seu papel estratégico na promoção de práticas pedagógicas inovadoras. A inscrição desse programa é imprescindível para a participação no evento, sendo obrigatório o envio do resumo e facultativo o envio do vídeo.

Tabela 1 - Quantidade de projetos que serão selecionados na etapa 1 por Programa.

Programa

Pré-seleção

(nº de projetos selecionados)

Dia da Apresentação

PMG

21

15 de outubro

PDEG

07

15 de outubro

PMET

Até 06

15 de outubro

PID

Até 06

15 de outubro

13. Caberá ao apresentador compartilhar o material da apresentação no momento em que ela ocorrer. As datas e horários das apresentações serão informados com antecedência aos coordenadores dos projetos. O tempo de apresentação será de, no máximo, 10 minutos para cada projeto e, após as apresentações, a Comissão Avaliadora fará um debate com o conjunto dos participantes.

14. É necessário que os coordenadores e orientadores de projetos informem previamente aos estudantes sobre a Semana da Graduação. Os estudantes devem ser incentivados a participar das atividades programadas: cerimônia de abertura, apresentação e debate dos projetos e premiação daqueles com destaque, dentre outras.

15. Os Certificados para os autores e coautores inscritos serão emitidos pelo Sistema da Semana do Conhecimento após o encerramento do evento. Autores e coautores poderão gerar a sua declaração por meio do login institucional.

16. Todas as orientações, passo a passo da inscrição e do material de inscrição estão disponíveis no site da Semana do Conhecimento e no Manual de inscrição.

17. Para mais informações, acionar a Diretoria de Programas Acadêmicos para Desenvolvimento do Ensino (Pense) pelo e-mail semanaprojetosgraduacao@prograd.ufmg.br ou pelos telefones (31) 3409-4058 e 6453.

Atenciosamente,
Equipe Semana da Graduação
Prograd - Diretoria de Programas Acadêmicos para Desenvolvimento do Ensino (Pense)

A Pró-reitoria de Recursos Humanos (PRORH) se integra à Semana do Conhecimento UFMG 2025 por meio da 15ª Jornada de Apresentação do Conhecimento Produzido pelos Servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAE). A chamada para apresentação dos trabalhos já tem o seu regulamento pelo Edital PRORH nº 1873/2025.

O evento tem como objetivo incentivar a participação dos servidores TAE nas atividades da Semana do Conhecimento e, com isso, divulgar o conhecimento produzido durante cursos formais de ensino e boas práticas realizadas no trabalho.

Poderão se inscrever trabalhos acadêmicos ou boas práticas realizadas pelos servidores aplicadas em seu ambiente de trabalho.

As inscrições serão realizadas no site da Semana do Conhecimento, no período das 09:00 de 18 de agosto de 2025 até às 23h59 horas do dia 10 de setembro de 2025.

Detalhes sobre o evento estão disponibilizados no Edital.

O processo de inscrição e avaliação dos trabalhos no site da Semana do Conhecimento será monitorado pela Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP) e pela PRORH.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail ddp@drh.ufmg.br e pelo telefone (31) 3409-3247/4489.

Inscrições em https://aplicativos.ufmg.br/conhecimento/semana

Estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica, participantes de projetos vinculados aos programas relacionados abaixo deverão submeter um resumo do trabalho, pôster digital e vídeo pitch:

  • Edital 05/2024 – PIBIC/CNPq;
  • Edital 07/2024 – PIBITI/CNPq;
  • Edital 08/2024 – PIBIC EM/CNPq;
  • Edital 06/2024 – PIBIC-AF CNPq ;
  • Edital 09/2024 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Interface com a Extensão para a Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG – PROEX/PRPq;
  • Edital 11/2024 – PROBIC/FAPEMIG;
  • Edital 12/2024 – BIC ensino médio/ FAPEMIG;
  • Editais 01/2024 – Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) de graduação e ensino médio  – alunos que iniciaram a ICV entre Agosto e Novembro/2024.
  • Editais 01/2025 – Programa de Iniciação Científica Voluntária (ICV) de graduação e ensino médio – alunos que iniciaram a ICV no período entre Fevereiro e Abril/2025;
  • Chamada 03/2024 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Instituto de  Estudos Avançados Transdisciplinares - IEAT.


Estudantes da graduação da UFMG não vinculados a esses programas, poderão submeter resumos para a SIC, desde que estejam regularmente matriculados e cadastrados no Sistema de Fomento como Bolsa Balcão (Chamada 01 2024 ou 2025/PRPq) e que tenham acesso ao sistema Minha UFMG.

É permitida a submissão de somente um resumo por estudante de graduação ou ensino médio.

Estudantes externos à UFMG só poderão se inscrever se  constarem na lista de obrigatórios divulgada pela PRPq.

Para projetos que possuam dois ou mais bolsistas envolvidos deverá ser realizada uma única submissão e apresentação. Caso esta seja a escolha, somente alunos do grupo listado poderão fazer a apresentação do trabalho.

  • O projeto que possuir somente 1(um) bolsista remunerado e vários voluntários, o bolsista remunerado vinculado aos editais citados acima deverá ser o responsável pela submissão. 
  • Caso exista mais de um bolsista remunerado vinculado ao projeto, o orientador poderá escolher o bolsista remunerado responsável pela submissão.
  • Se o projeto possuir somente voluntários, o orientador poderá escolher o voluntário responsável pela submissão.

 

Estarão dispensados de inscrição os voluntários(não bolsistas) que estejam vinculados a projeto no qual o aluno bolsista ou outro voluntário já tenha feito a inscrição no mesmo evento, desde que conste na lista de demais autores no sistema e estejam vinculados ao mesmo orientador no Sistema de Fomento.

É responsabilidade do estudante verificar no NAPq da unidade do orientador, o horário de sua apresentação na primeira etapa de seleção, que ocorrerá nas unidades entre os dias 6 e 7 de outubro.

A lista nominal dos estudantes que tiverem seus trabalhos agraciados com Relevância Acadêmica na primeira etapa e forem pré-selecionados para apresentação pelo Comitê Externo será divulgada na página da PRPq (www.ufmg.br/prpq), com as instruções e horários. A avaliação final das apresentações, que indicará os melhores trabalhos de cada grande área, será realizada pelo Comitê Externo à UFMG no dia 15/10/2025, no CAD 3. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o NAPq de sua Unidade. 

Confira o cronograma do evento e as normas de inscrição aqui.