A Semana do Conhecimento reúne trabalhos das áreas de ensino, pesquisa e extensão produzidos por estudantes, docentes e servidores técnico-administrativos da UFMG.

O evento segue em formato virtual pelo segundo ano consecutivo, em razão das medidas de distanciamento social adotadas para o enfrentamento da covid-19.  De 25 a 29 de outubro, será possível acompanhar as apresentações dos trabalhos, palestras e outras atividades da programação alinhada com o tema desta 30ª edição: Transversalidade da ciência para construção de futuros.

As inscrições podem ser feitas até 10 de setembro.

A Semana do Conhecimento UFMG integra a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Participe. Mostre o que você faz na UFMG!

Mensagem da reitora e do vice-reitor

A Semana do Conhecimento da UFMG, que chega à 30ª edição, mantém a tradição de ser um ambiente de encontro acadêmico da comunidade da UFMG, ao reunir mostras de trabalhos das áreas de graduação, iniciação científica, extensão, relações internacionais, acessibilidade e inclusão, entre outras. Também contempla o evento Prêmio UFMG de Teses.

O tema deste ano aborda a centralidade da ciência na vida das pessoas em todas as áreas do conhecimento e destaca o fato de que as principais conquistas civilizatórias tiveram a ciência como elemento estruturante. A ciência é transversal porque “atravessa” as diversas dimensões que compõem a existência humana. Sem ciência, tecnologia e inovação, não haveria vacinas, medicamentos, redução de desigualdades, oportunidades de ascensão social e comunicações instantâneas que aproximam pessoas em diferentes partes do mundo.

Neste ano, o evento também promoverá ampla discussão sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), elaborados pela UNESCO, uma agenda que mobiliza a sociedade a pensar em temas centrais relacionados à sustentabilidade do planeta pelo viés da transdisciplinaridade, que envolve equidade de gênero; mudanças climáticas; erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; educação de qualidade; saúde e bem-estar; indústria, inovação e infraestrutura; cidades e comunidades sustentáveis; paz, justiça e instituições eficazes, entre outros.

Como instituição pública compromissada com o bem-estar da sociedade, a UFMG trabalha diuturnamente em sintonia com as questões afeitas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Todas as nossas ações, incluindo as mais recentes, de enfrentamento da pandemia, convergem diretamente para essa agenda. Desenvolvemos vacina e testes diagnósticos, oferecemos atendimento hospitalar por meio do SUS, atendemos às populações mais vulneráveis, trabalhamos para mitigar os efeitos sociais e psicológicos da maior crise sanitária, social e econômica deste século.

Durante todo esse período de excepcionalidade e grandes desafios, a UFMG atuou ativamente junto à sociedade, não parou um minuto sequer e continuou cumprindo a sua missão de formar profissionais, pesquisadores, cidadãos e cidadãs atentos e preparados para enfrentar os desafios do seu tempo.

Várias de nossas ações no campo do ensino, pesquisa e extensão serão apresentadas durante a Semana do Conhecimento, que, mesmo realizada remotamente, continua sendo uma importante “vitrine” da nossa produção, um espaço em que estudantes, pesquisadores, servidores docentes e técnico-administrativos se encontram para compartilhar seu esforço e seu talento em favor da ciência, do bem-estar e da construção de um futuro melhor.

Agradecemos a participação de toda a comunidade e que tenhamos um excelente evento.

Sandra Regina Goulart Almeida              Alessandro Fernandes Moreira Reitora                                                            Vice-reitor