Orquestra FilarmônicaCONCERTOS DIDÁTICOS

Orquestra Filarmônica de Minas Gerais - 21 de maio de 2009

CONCERTOS DIDÁTICOS

São concertos fechados, de caráter didático, para grupos de crianças e jovens da rede escolar pública, instituições sociais e universidades. Além de apreciar a música, o público recebe informações sobre a orquestra e seus instrumentos, as obras e compositores. Em 2009, o projeto tem o apoio da Secretaria de Estado de Educação, por meio do Instituto de Educação.

SMETANA . A Noiva Vendida – Dança dos Comediantes
CARLOS GOMES . Maria Tudor – Abertura
BORODIN . Danças Polovtsianas
DVORÁK . 4 Danças  Eslavas: op 46 (Nos 1,6,8); op72 (N° 2)
RIMSKY-KORSAKOV . Capricho espanhol

Fabio Costa, regente

Um dos mais destacados e experientes maestros brasileiros de sua geração, Fabio Costa é maestro assistente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. Também pianista e compositor premiado, com uma experiência de mais de 160 concertos sinfônicos e de ópera em uma carreira internacional, Costa já esteve à frente de várias das melhores orquestras brasileiras, tais como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Amazonas Filarmônica, entre outras. Nos EUA, em 2000 e 2003, foi Maestro Associado da Sinfônica de Spokane e Diretor de Orquestras da Eastern Washington University, quando regeu mais de 80 concertos para um público de mais de 70 mil pessoas.

Fabio Costa recebeu seu treinamento em regência orquestral e correpetição pela prestigiosa Academia de Música de Viena. Entre produções de ópera dirigidas, destaca-se no Brasil uma elogiada produção de “Fosca” em 2006, no Teatro Amazonas de Manaus. Como compositor, Fabio Costa possui uma extensa obra e recentemente venceu o II Concurso Cláudio Santoro de Composição Musical, da Academia Brasileira de Música, com a obra "Salmo da Terra"