Inscrições serão efetuadas de 18/8 a 19/9; candidatos poderão solicitar isenção integral ou parcial da taxa de inscrição
O edital que rege a Etapa 1 do Seriado UFMG 2025-2027 – processo seletivo adicional para ingresso nos cursos de graduação da Universidade – está disponível no do Seriado UFMG, incluindo a versão em Libras. As inscrições ficarão abertas de 18 de agosto a 19 de setembro, exclusivamente, pelo site da Diretoria de Processos Seletivos (Copeve). As provas, agendadas para 14 de dezembro, abrirão o ciclo de avaliações anuais consecutivas – a primeira corresponde aos conteúdos programáticos da primeira série do ensino médio, conforme definido no Documento Norteador da Etapa 1.
Podem se inscrever todos os estudantes ou egressos do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente de quando tenham cursado a primeira série do ensino médio ou concluído a educação básica. Inscrições de treineiros não serão aceitas.
A taxa de inscrição é de R$ 150, mas terão isenção integral todos os estudantes com inscrição regular no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), caso daqueles que participam do programa Pé-de-meia. Demais estudantes das escolas públicas ou bolsistas integrais da rede privada terão desconto de 50% do valor da taxa, independentemente de comprovação de renda. O período de solicitação de isenção integral ou parcial da taxa de inscrição será de 18 a 27 de agosto pelo site da Copeve. As orientações e documentação comprobatória da condição estão descritas no item 2.3 do edital.

Foto: Raphaella Dias | UFMG
Construção coletiva
O edital foi formulado com base nas contribuições de duas comissões instituídas em abril deste ano para a gestão e operacionalização do Seriado UFMG: Estrutura das Avaliações e de Operacionalização.
A Comissão de Estrutura das Avaliações, composta de 32 docentes da UFMG e das escolas de educação básica, elaborou o Documento Norteador da Etapa 1, tendo em vista a estrutura das provas, o conteúdo programático e aspectos como número de itens, duração das provas e forma de cálculo da nota final dos candidatos. A equipe se orientou pelos seguintes documentos oficiais: BNCC, o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), a Matriz de Referência do Enem, e os Planos de Curso 2025 da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais, além das contribuições dos 270 professores da educação básica, que responderam ao formulário on-line para elaboração da matriz da Etapa 1.
A Comissão Operacionalização, por sua vez, responsável pelas questões administrativas e dos editais, atua em conjunto com a Diretoria de Processos Seletivos (Copeve) para gerenciar todo o processo de realização das provas do Seriado UFMG.
Primeira entrada em 2028
A forma de ingresso, que ofertará 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da Universidade, coexistirá com a seleção que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e com os demais processos seletivos existentes na Instituição. Por se tratar de avaliações dirigidas a grupos específicos, as licenciaturas de Educação do Campo, Formação Intercultural de Educadores Indígenas e Letras-Libras não participam do Seriado UFMG. Os estudantes aprovados nas três etapas do ciclo 2025-2027 vão ingressar em 2028.
“O Seriado UFMG materializa o esforço da Universidade em diversificar suas formas de ingresso e contribuir para ampliar a inclusão dos estudantes das escolas públicas no ensino superior público, com a qualidade, relevância e tradição oferecidas pela maior instituição de ensino superior do estado”, justifica a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. Segundo ela, o seriado, aprovado pelo Conselho Universitário (Resolução 01/2025, de 30 de janeiro), leva em conta, também, a experiência positiva de outras universidades com processos equivalentes realizados paralelamente ao Sisu, como os da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Foto: Arquivo Cedecom Montes Claros
Locais de prova, logística e segurança
As provas do Seriado UFMG serão aplicadas em Belo Horizonte, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Todos serão preparados para oferecer a estrutura necessária à participação dos candidatos, incluindo aqueles que demandarem condições especiais para realização das provas, conforme item 2.5.5 do edital.
O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, explica que essas cidades foram escolhidas com base em estudo realizado pela Comissão de Operacionalização do Seriado, que identificou as localidades com o maior número de inscritos no Sisu UFMG, nos últimos três anos. A expectativa, segundo ele, é incorporar gradualmente outros municípios como sedes das provas já a partir de 2026.
Para a primeira etapa do ciclo, a diretora da Copeve, Sandra Maria Gualberto Braga Bianchet, conta que a operacionalização da estrutura e logística para aplicação das provas do Seriado UFMG terá a parceria da Pró-reitoria de Administração, da BHTrans e da Polícia Federal para transporte e escolta das provas até os locais de aplicação. A Copeve tem a expertise de realização de todos os processos seletivos próprios da UFMG e de diversos exames e concursos, como a seleção para o Colégio Técnico (Coltec) e os vestibulares de Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), cujas provas são aplicadas diretamente nas aldeias ou em cidades vizinhas. A lista também inclui os vestibulares Letras-Libras e de Habilidades, além de concursos para servidores técnico-administrativos da UFMG. “Essa atuação diversificada atesta a capacidade da Copeve em lidar com diferentes perfis de candidatos, formatos de prova e demandas logísticas, garantindo organização, segurança e confiabilidade em todas as etapas”, afirma Sandra Bianchet.
Conteúdo das provas e escolha do curso
Nesta primeira etapa do ciclo 2025-2027 serão avaliados apenas os conteúdos programáticos correspondentes ao primeiro ano do ensino médio, conforme estabelecido pelo Documento Norteador da Etapa 1, elaborado pela Comissão Estrutura das Avaliações, composta por docentes da UFMG e da educação básica, representantes das quatro áreas de conhecimentos orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Referência de Minas Gerais.
Em 2026, as provas da Etapa 2 versarão sobre o segundo ano do ensino médio e, nesse mesmo ano, serão aplicadas provas sobre os conteúdos do primeiro ano, referentes à Etapa 1 do ciclo 2026-2028. Por fim, em 2027, fechando o primeiro ciclo do processo seriado 2025-2027, a avaliação incidirá sobre os conteúdos dos três anos do ensino médio, a continuidade das avaliações do ciclo 2026-2028 e a abertura do ciclo 2027-2029.
No ato de inscrição para a última etapa, já conhecendo as notas obtidas nas duas etapas anteriores, o candidato deverá fazer a escolha do curso e a modalidade de vaga para a qual deseja concorrer. O pró-reitor Bruno Teixeira explica que o Seriado UFMG possibilita ao estudante se inscrever em mais de um ciclo de provas no mesmo ano. Assim, candidatos inscritos na primeira etapa de 2025 também poderão se inscrever para a mesma etapa do ciclo 2026-2028. No entanto, o pró-reitor observa que apenas as notas referentes a um mesmo ciclo, ao longo de três anos consecutivos, serão válidas para a classificação final do candidato no Seriado UFMG.
Consulta aos professores da educação básica
Antes da aprovação final do documento pelo Cepe, um documento preliminar, norteador da estrutura das provas, foi apresentado a 745 professores das redes públicas e privadas do estado inscritos na Mostra Sua UFMG. Desse universo, 270 professores responderam à consulta pública com sugestões sobre a estrutura das provas da primeira etapa, que reunirão 45 questões objetivas das quatro áreas do conhecimento da BNCC e dos respectivos componentes curriculares.
Bruno Teixeira informa ainda que o número de questões correspondente a cada uma das áreas de conhecimento foi definido tomando como referência a carga horária prevista na formação geral básica da matriz curricular para o ensino médio das escolas públicas do estado de Minas Gerais: 14 questões de Linguagens e suas tecnologias, 9 questões de Matemática e suas tecnologias, 12 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias, 10 questões de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e uma questão discursiva, de natureza interdisciplinar, para avaliar tanto o domínio de objetos do conhecimento de diferentes componentes curriculares quanto a habilidade de expressão escrita e aplicação das normas do uso formal culto da Língua Portuguesa.

Foto: autor desconhecido | Galeria Mendes Wood DM
Língua estrangeira e obras de literatura e artes
A indicação das obras de literatura e artes, segundo o Documento Norteador, buscou dar preferência a obras em domínio público, acessíveis para pessoas com deficiência, com diversidade tanto nas autorias quanto nos conteúdos em relação a gênero, identidade étnico-racial, pertencimento regional e outros aspectos.
Para esta primeira etapa foram indicadas o romance Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida (1862-1934), a canção Principia (álbum AmarElo), do rapper Emicida, e o conjunto de autorretratos Pão e circo, do artista Paulo Nazareth.
A prova de língua estrangeira contempla Inglês ou Espanhol e deve ser escolhida pelo candidato no ato da inscrição no Seriado UFMG.
Professores da educação básica vão contribuir para estruturar avaliações das etapas 2 e 3
A exemplo da estruturação das avaliações da Etapa 1 do Seriado, os professores do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) são convidados a fazer sugestões para o Documento Norteador da Etapa 2 e Etapa 3, cujas provas serão realizadas em 2026 e 2027, respectivamente, fechando o primeiro ciclo do Seriado UFMG.
O texto preliminar do Documento Norteador e o formulário para as contribuições dos professores estão disponíveis no site do Seriado UFMG. Os professores poderão fazer suas análises e indicar sugestões até 18 de agosto.
Todas as informações e orientações sobre o novo processo adicional de ingresso na graduação da UFMG podem ser consultadas nas páginas do Seriado UFMG e da Copeve.

Foto: Raphaella Dias | UFMG
(Teresa Sanches)