Busca no site da UFMG


UFMG espaço aberto


Visitas monitoradas à UFMG

separador seta
Coordenadoria de Estágios
separador
separador separador

Quadro de horários e itinerários das linhas de ônibus internos que circulam no Campus da UFMG


Intranet administrativa


Censo Socioeconômico dos Alunos de Graduação da UFMG


Previsão do tempo





Presépio do Pipiripau
Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG
Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Bairro Santa Inês
Contato: Simone, telefone (31) 3461-7516
Horário de visitas: terça a domingo, 10 às 11h e de 15 às 16h
Taxa de entrada: R$ 3,00. Crianças abaixo de 5 anos e pessoas acima de 65 anos não pagam.

O Presépio do Pipiripau, criado pelo artesão Raimundo Machado Azevedo, em 1906, foi doado à UFMG em 1976 e tombado pelo patrimônio histórico nacional em 1984. O Presépio é composto por cenas móveis que narram do nascimento, vida, morte e ressurreição de Cristo, com 580 figuras móveis, 45 cenas. O mecanismo de funcionamento do Presépio é ligado aos sábados e domingos.

Museu de História Natural Jardim Botânico / UFMG
Local: Rua Gustavo da Silveira, 1035 - Bairro Santa Inês
Contato: Simone, telefone (31) 3461-5805 - fax 3482-9723 - e-mail: mhncenex@reitoria.ufmg.br
Horário de visitas: terça a domingo, de 8:00 às 16:00

Taxa de entrada: R$ 3,00. Crianças abaixo de 5 anos e pessoas acima de 65 anos não pagam.

O MHN-JB com seus 600.000 m² de área verde é um espaço ecológico privilegiado que possibilita uma rica experiência multidisciplinar em contato com a natureza. Com 30 anos de existência o MHN-JB vem se dedicando à pesquisa, ao ensino e ao atendimento a demanda comunitária, e atua nas áreas de Antropologia, Arqueologia, Educação Ambiental, História Natural, Mineralogia, Paleontologia. Conta ainda com espaços como o Jardim Botânico, Anfiteatro Ecológico, Atelier de Arte Livre, Estufa e Sala Interativa. Uma de suas tradicionais mostras é o Presépio do Pipiripau.

Observatório Astronômico da Serra da Piedade
Local: Alto da Serra do Santuário de Nossa Senhora da Piedade (trevo de Caeté).
Distância do centro de Belo Horizonte: 50 km.
Horário: quinta e sexta-feira - visitas de colégios e outros grupos interessados;
Horário de agendamento: de 9h às 11h (de segunda a quinta-feira) com Janaína Rodrigues, pelo telefone 3409-5679.

No primeiro sábado de cada mês: aberto ao público, com entrada dos visitantes das 17 às 23h.

Observações por telescópio e a olho nu, com monitorização por alunos e professores da universidade e projeções comentadas de imagens astronômicas; reconhecimento de constelações, o uso de cartas celestes, telescópios, sistemas óticos e montagens, coordenadas astronômicas, calagem de objetos, técnicas de medidas em astronomia, o uso de detetores CCD'S. Aulas com recursos multimídia: a estrutura do universo; o sistema solar; asteróides, cometas e estrelas cadentes; o céu que vemos; telescópio espacial Hubble e o programa espacial americano; vida extraterrestre.

Centro de Memória de Medicina
Local: Faculdade de Medicina - 2º andar - Av. Alfredo Balena, 190 - Bairro Santa Efigênia
Contato para agendamento de visitas: Leila, telefone 3409-9672

O acervo consta de material bibliográfico, fotográfico, instrumentos, esculturas, pinturas, desenhos, filmes, equipamentos médicos, livros antigos da medicina no mundo e no Brasil, mobiliário da antiga Faculdade de Medicina. Disponibiliza-se a ajudar estudantes, professores e pesquisadores a entender o progresso da ciência médica. Apresenta ainda objetos pessoais dos primeiros profissionais e acervo especial de personalidades, dentro e fora da medicina, tais como: Pedro Nava, Guimarães Rosa, Vital Brasil, Carlos Chagas, Juscelino Kubitschek, Ivo Pitangui, dentre outros. O Centro se dedica à pesquisa, promoção de eventos e oferta de cursos; atende à médicos, professores, estudantes e demais profissionais da saúde e é aberto ao público. Oferece curso sobre a "História da Medicina", todas as 6º feiras às 11:00 h.

Estação Ecológica
Local: Campus Pampulha da UFMG
Contato para agendamento:
Telefones 3409.2295 ou 3409.2296,
E-mail: eeco.reitoria@ufmg.br ou pelo site www.ufmg.br/estacaoecologica
Horários: Visitas monitoradas de terça a sexta-feira, de 8 às 11:30 horas e de 14 às 17:30 horas. Número de visitantes pode ser de 30 à 90 pessoas por visita Visitas individuais terão que ser negociadas por telefone.

A Estação Ecológica se localiza no Campus Pampulha da UFMG, com uma área de 116 hectares, caracterizada por uma biodiversidade de fauna e flora, considerando-se que se trata de uma unidade de conservação. Foram identificadas na área cerca de nove espécies de mamíferos, 220 espécies de aves, grande número de répteis, anfíbios e invertebrados. A flora é rica em plantas nativas e exóticas. Antiga Fazenda Dalva, há cerca de 50 anos atrás, posteriormente Lar dos Meninos Dom Orione, ainda há no local interessantes resquícios de tempos passados, tais como a olaria e ruínas de instalações rurais. Na Estação são desenvolvidos vários projetos nas áreas de Extensão e de Pesquisa.

Laboratório de Ensino de Matemática
Local: Sala 3057 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) - Av. Antônio Carlos 6627- Campus /Pampulha.
Horários: Agendar pelo telefone (031) 3409-5971, pela manhã.

Visitas programadas ao Laboratório de Ensino com o objetivo de apresentar a Matemática de uma forma mais criativa. Consiste na oferta de atividades e jogos matemáticos a turmas de alunos da escola básica ( a partir da 3a série do ensino fundamental), acompanhados de seus professores, ou a grupo de professores ou de alunos de cursos de licenciatura. As atividades são executadas pelos monitores, alunos do Curso de Matemática, sob a orientação de professores do Departamento de Matemática e da Escola Fundamental do Centro Pedagógico.

A duração da visita é de aproximadamente 03 horas.
Número Máximo de Participantes: 30 alunos/visita
TAXA DE ENTRADA: Não Há

Museu de Ciências Morfológicas
Local: bloco N2, sala 69, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB ) - Av. Antônio Carlos 6627 - Campus / Pampulha.
Horários: de fevereiro a dezembro, de segunda a quinta-feira, de 8 às 12 h e de 14 às 17 h; sexta-feira - de 8 às 12 h. Contato para visitas monitoradas: Sandra e Goretti, de segunda a quinta-feira, de 8 às 12:00 horas e de 14 às 17:00 horas e sexta-feira de 8 às 12:00 horas; grupos menores não precisam agendar, telefone 3409.2776

O Museu conta com acervo constituído de modelos em gesso e resina, embriões e fetos nos diferentes estágios de desenvolvimento, peças anatômicas humanas, fotomicrografias de células e tecidos, além de exposições especiais como as de anatomia comparada, técnicas anatômicas e histológicas, evolução histotecnológica, etc. O acervo do Museu constitui rico material didático científico, que representa um curso de morfologia humana, aberto à comunidade.







Consulta aos dados
acadêmicos