Data: 26 de novembro
Hora: 14h
Local: CAD 2
ST 1- Comunicação e Universidades: processos de articulação
CAD II – sala: B304
Moderação: Kamila Fernandes (UFC)
- Estratégias e desafios para a implementação de uma PC organizacional integrada, pública e estratégica na UFSM: apresentação de um modelo de implementação – Solange Prediger e Maria Ivete Trevisan Fossá (UFSM)
- A deslegitimação das universidades públicas e a atuação da imprensa: reflexões a partir da experiência da Uerj – Fernanda Targa Messias (UERJ)
- A Comunicação Organizacional no Rio Grande do Sul: características e achados iniciais de uma investigação com foco nos Cursos de RP1 – Larissa Conceição dos Santos (Universidade Federal do Pampa)
- O amadurecimento do marketing institucional nas universidades federais: estudo de caso dos 70 anos da UFC – Kamila Bossato Fernandes (UFC)
- Comunicação e Universidade: reflexões sobre práticas ESG – Bianca de Aguiar Kaiber (UFRGS)
- Comunicação Pública, Política de Comunicação e Governança em Universidades: Uma Proposta de Estudo dos Relatórios de Gestão da UFSM e UFG – Daiana Stasiak, Jaqueline Quincozes Kegler, Maria Eduarda Thaddeu Pedroso (UFSM)
ST 2- Universidades e Sociedade: interfaces e diálogos
CAD II – sala: B306
Moderação: Isaura Mourão (UFV)
- Comunicação de proximidade na prática extensionista para agentes culturais: um curso de literacia midiática com produção de documentário audiovisual1 – Phillipp Dias Gripp e Carlise Schneider Rudnicki (UFSM)
- O papel da Extensão Universitária na reconfiguração do sensível e suas implicações para a identidade institucional e para o exercício da influência – Ana Carolina Borges de Andrade (UNESP)
- Estudo sobre a comunicação pública nas universidades federais com o advento das redes sociais – Francielly Orlandini Capristo Ferraro e Maurini Souza (UTFPR)
- O lúdico e as Relações Públicas: apontamentos iniciais de um projeto de ensino e extensão – Leandro Augusto Borges Lima (UFMG)
- Sustentabilidade no Instagram: noções e imagens apropriadas e reverberadas pelos/as jovens – Aleister Mariano Lima, Isaura Mourão Generoso (UFV)
- Atividades extensionistas para a formação de alunos de comunicação: Contribuições do Núcleo de Assistência Cultural da ECA-USP – Sergio Andreucci (ECA-USP)
- Mapeamento de Públicos do Programa de Extensão na Pós-Graduação da UFMG: fortalecer políticas públicas, cidadania e democracia – Letícia Alves Lins (UFMG)
ST 3- Diversidade e práticas relacionais nas organizações
CAD II – sala: B310
Moderação: Rennan Mafra (UFV)
- Diversidade em conteúdos de comunicação divulgados na rede LinkedIn: o Laboratório de Comunicação, Cidade e Consumo da UERJ analisa a TV Globo – Ricardo Ferreira Freitas; Flávio Lins; Juliana Nascimento; Pedro Rubim (UERJ)
- Pela presença legítima (e sensível) de corpos neurodivergentes nas organizações – Ana Flávia Fritzen (PUC-RS)
- Estratégia de Comunicação Inclusiva no Atendimento Público a Pessoas com Necessidades Especiais: Uma Análise ao Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) – Chimoio Moçambique – Nelson Domingos João Lino e Maria Teresa Miceli Kerbauy (UNESP)
- Diversidade, Equidade e Inclusão em práticas discursivas presentes no LinkedIn da Vale: um olhar interseccional sobre a comunicação organizacional – Cláudia Siqueira Caetano e Lucas Eduardo Veloso Faria de Souza (PUC-MG)
- Tensões entre lógicas organizacionais modernas e a experiência pública de pessoas gordas: reflexões preliminares sobre a emergência de atmosferas midiatizadas – Adriana Helena de Almeida Freitas e Rennan Lanna Martins Mafra (UFJF, UFV)
- Sentidos de grupos de afinidade comunicados pela Dow Chemical Company – Renata Karoline Kehl e Rudimar Baldissera (UFRGS)
ST 4- Discursos, narrativas e sentidos em disputa
CAD II – sala: B312
Moderação: Ângela Marques (UFMG)
- Atmosferas de pressão e falhas nas lógicas de gestão de si do Instagram: escritas de si e a disputa pela existência no contemporâneo – Amanda Thomaz Monteiro e Rennan Lanna Martins Mafra (UFV)
- Os genes azuis da loira de jeans – controvérsias midiatizadas em torno do racismo, machismo e conservadorismo na campanha publicitária de American Eagle – Vanessa Cardozo Brandão (UFMG)
- Infância, consumo e reputação organizacional: o caso #SephoraKids – Mônica Cristine Fort, Karine Moura Vieira e Ana Paula Heck (UTP, Centro Universitário de Tecnologia de Curitiba)
- Arranjos e dispositivos comunicacionais nas estratégias pós-crise do Carrefour – Francine Altheman (ESPM, SP)
- A valorização do Conhecimento Tradicional Associado como estratégia reputacional sensível: estudo de caso da Vinícola Gaúcha Casa Perini – Denise Pagnussatt (Famecos, PUC-RS)
- A modernidade em foco: a relação entre as memórias dos bares e a modernidade de Belo Horizonte – Viviane da Silva (UFMG)
ST 5- Comunicação Pública e conflitos sociopolíticos
CAD II – sala: B313
Moderação: Michele Dacas (UNILA)
- Comunicação pública em situações desastrosas: estratégias da Prefeitura de Maceió e do Governo de Alagoas diante da crise criada pela Braskem – Laura Nayara Pimenta; Auriane Silva de Brito; Flávio Henrique Silva Santos; Nisllayne Fábia de Souza Santos e Pollyane de Souza Martiniano (UFAL)
- Comunicação pública de crise na pandemia de covid-19: redes textuais na seção de notícias do portal Fiocruz e desafios para a comunicação universitária – Davi Figueiredo de Sousa (UFMG)
- Estratégias de Comunicação Pública para fortalecimento da Identidade organizacional da UNILA – Michele Dacas (UNILA)
- Comunicação pública de dados abertos e universidades federais: conceito, proposta de índice de maturidade comunicacional e evidências iniciais – Cristiano Alvarenga Alves (UFU)
- Comunicação e universidades federais: O cenário de serviços de comunicação nas universidades federais em vias do pragmatismo operacional – Victor Henrique Justino França (UFF)
- Narrativas do Campo – Comunicação Integrada na ACOF 2025 e Profor-EXT – Elias Roberto de Souza e Lutiana Casaroli (UFG)
ST 6- Formação de públicos, parcerias e processos de mobilização política
CAD II – sala: B404
Moderação: Márcio Simeone (UFMG)
- A mobilização dos públicos no conflito em torno da exploração de água mineral em São Lourenço (MG) – Márcio Simeone Henriques e Fernanda Nascimento Ribeiro (UFMG)
- Comunicação e Sustentabilidade: estudo sobre parcerias e práticas dos ODS-Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em empresas, organizações do terceiro setor no Estado de São Paulo – Margarida Maria Krohling Kunsch Kunsch e Alice Costa Melis (ECA- USP)
- Mobilização social: por um habitar/ocupar a fissura colonial – Ives Teixeira Souza (UFMG)
- Spring Break de Minas Gerais: recusa à negociação de um patrimônio promovendo uma “primavera” silenciosa da população – Eulália Cristina Rosa de Paula; Christian Oliveira Bernardo e Rodrigo Vitarelli Silveira (UFV)
- As controvérsias socioambientais da Stock Car em Belo Horizonte e a politização pela UFMG – André Quintão da Silva (UFMG)
- Movimentos populares no ambiente universitário: uma leitura comunicacional sobre a maternidade na universidade – Maria Fernanda Machado Gomes de Oliveira (UFV)
ST 7- Lógicas, assimetrias e dinâmicas de organização da relação de trabalho
CAD II – sala: B405
Moderação: Camila Mantovani (UFMG)
- Medo e violência nas organizações: a esperança no presente ainda é possível? – Fernanda Luz Moraes; Cleusa Scroferneker; Renata Andreoni; Fernando Lemos (PUC-RS)
- Conflito, Relatos de Si e Comunicação Não Violenta: uma perspectiva crítica do diálogo nas organizações – Camila Maciel Campolina Alves Mantovani (UFMG)
- Práticas discursivas sobre gestão de si no trabalho: uma reflexão sobre a romantização do trabalho sem vínculo formal. – Cássia Aparecida Lopes da Silva (IFsul)
- A comunicação como elemento constitutivo das organizações virtuais sob teletrabalho – Maria Clara de Sousa Caju (UNB)
- Informalidade como recurso estratégico nas organizações. Marginalização da afetividade – Matheus Aparecido Sartori Fernandes e Lucas dos Santos Bruel (UFTPR)
ST 8- Participação e jogos de influência em contextos organizacionais
CAD II – sala: B410
Moderação: Daniel Reis (UFMG)
- Observatório Participativo da Desinformação: um panorama sobre a desinformação nas periferias da RMBH – Emanuela de Avelar São Pedro, Fábia Pereira Lima, Daniel Reis (UFMG)
- Entre o interesse público, a autopromoção e o entretenimento: tensionamentos sobre a comunicação política no período de mandato – José Agnaldo Montesso Júnior (ECA-USP)
- Territórios em disputa: comunicação e mobilização social contra os avanços da mineração na Zona da Mata Mineira – Victória Oliveira Ambrósio (UFV)
- Extensão universitária como possiblidade de reflexão sobre as contradições da midiatização de caráter digital – Alana Nogueira Volpato; Carla Negrim Fernandes de Paiva; Julia Marques (UNESP)
- O apelo à emoção nas estratégias de comunicação: o caso das universidades espanholas no Instagram – Sendi Chiapinotto Spiazzi; Carme Ferré-Pavia; Rejane de Oliveira Pozobon (UFSM)
ST 9- Vulnerabilidades e condições interacionais em contextos de disputas
CAD II – sala: B412
Moderação: Polyana Inácio Rezende Silva (PUC-Minas)
- Assédio Sexual no Trabalho: o Método de Ideação Crítica para Analisar as Práticas Discursivas em Organizações Brasileiras – Amanda Braga Silveira e Rudimar Baldissera (UFRGS)
- Precariedade e Comunicação Organizacional: Análise das Ações e Programas do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – Carolina da Silva Barreiros; Mariana Ramalho Procópio Xavier (UFV)
- Comunicação de risco: Reflexões sobre o estado arte – Stéfani Fontanive; Ana Karin Nunes; Daniela Monteiro; Julia Cardoso Nunes (UFRGS)
- Disputas em torno da categoria pardo: parditude e colonialidade automatizada nas mídias sociais – Adrielle Aparecida da Silva Ferreira, Polyana Inácio Rezende Silva e Victória Emanuelle Bitencourth França (PUC-Minas)
- Mulheres-mães na universidade: a tripla jornada, tensionamentos e desafios da permanência no ensino superior – Laura Beatriz Sabino Custódio (UFV)