Data: 27 de novembro

Hora: 14h

Local: CAD 2

ST 1- Comunicação, Universidades e Ciência: agir diante de riscos

 

CAD II – sala: B304

Moderação: Diego Wander (UFRGS)

 

  • Atuação das universidades gaúchas na construção de novos sentidos para a comunicação de risco no enfrentamento à crise climática – Diego Wander Montagner; Ana Karin Nunes; Rosângela Florczak de Oliveira (UFRGS, PUC-RS)

 

  • Comunicação e Universidade: desafios diante do baixo acesso ao ensino superior no Brasil e da ascensão das inteligências artificiais generativas (IAG) – Isaura Mourão Generoso (UFV)

 

  • Comunicação de Crise e Reputação Institucional: aprendizados da Unifesp nas redes sociais – Rosangela Gonçalves Martins; Fabricio Gobetti Leonardi (Unifesp)

 

  • Ciência, Afetos e Agronegócio: uma proposta de cartografia da crise climática no Youtube – Caio Dayrell Santos (PUC-MG)

 

  • Comunicação organizacional e sustentabilidade: a importância no contexto contemporâneo de emergências climáticas – Aline Ferreira Segurado; Mariana Carareto Alves (UFG)

 

  • Contribuições da Comunicação Organizacional para o campo da Comunicação e Saúde – Vanessa Veiga de Oliveira; Eliane Grazielle Estevão; Fabiana Thalia Pereira de Oliveira; Gizele de Jesus Machado; Jussara Vieira; Nivaldo Cesar de Souza Junior; Viviane Silva; Wellington Oliveira (UFMG)

 

ST 2- Universidades, Sociedade, Cultura e Mercado em diálogos e dissensos

 

CAD II – sala: B306

Moderação: Bruno Vinhola (UFRGS)

 

  • Comunicação e Universidade: um tema recorrente – Cleusa Maria Andrade Scroferneker; Luciana Buksztejn Gomes (PUC RS)

 

  • Gestão da (in)visibilidade organizacional na sociedade de risco – Bruno Garcia Vinhola e Diego Wander Montagner (UFRGS)

 

  • Universidade e mercado em diálogo: relato de experiência para a formação de profissionais de comunicação corporativa – Luciana Azevedo Pereira e Sheila Mihailenko Chaves Magri (PUC-RJ e Abracom)

 

  • A Agenda Arte e Cultura da UFBA e Rede Logos: Extensão Universitária e suas estratégias de salvaguarda, difusão e produção artísticas e culturais universitárias – Adriano de Oliveira Sampaio; Isabelle Medeiros Cardoso; Raniele Santos Amorim (UFBA)

 

  • A relevância de valorizar a diversidade na formação dos futuros profissionais ligados à comunicação como forma de incentivar uma cultura organizacional inclusiva – Flávia Clemente de Souza; Thammy Raysa Vieira Velozo (UFF)

 

  • Marginalidade e Genialidade: A Comunicação Universitária na Chave Decolonial – Matheus Aparecido Sartori Fernandes; Allan Minhano Pirajao (UFTPR)

 

ST 3- Diversidade, opressões e cuidado

 

CAD II – sala: B310

Moderação: Rennan Mafra (UFV)

 

  • Da cultura do cuidado – Aidil Brites Guimaraes Fonseca (UFRN, PUC-RS)

 

  • Ética do cuidado: discursos, vozes e experiências – Sônia Caldas Pessoa; João Victor Gomes de Oliveira; Lívia Kelly Labanca Ferreira; Stephanie Borges Boaventura F. De Sousa; Victor Granado Gonçalves (UFMG)

 

  • Políticas do tempo, organizações modernas e o aparecer estético de pessoas trans: um estudo sobre a Deputada Federal Érika Hilton – Luiz Gustavo de Oliveira Barbosa; Rennan Lanna Martins Mafra (UFV)

 

  • A cidade narrada e a cidade segregada: racismo, comunicação estatal e a formação das margens – Maria Fernanda de Oliveira Ruas; Abraão Filipe Marques de Oliveira (UFMG)

 

  • Um estudo sobre a comunicação em relação ao recuo das políticas de diversidade nas organizações contemporâneas – Cláudio Eduardo de Oliveira (UFRGS)

 

  • Nada sobre nós sem nós: por uma ética participativa da comunicação popular voltada à promoção dos direitos da pessoa com deficiência – Rafaela Pereira Lima; Danusa Tederiche Borges; Luisa Rocha Camargos (UFF, AIC)

 

ST 4- Interfaces da Comunicação Organizacional em ambiente digital

 

CAD II – sala: B312

Moderação: Ângela Marques (UFMG)

 

  • Metáforas como reveladoras de valores: uma análise praxiológica da comunicação do Itaú no Instagram – Douglas Aparecido Ferreira; Felipe Luís Santos Mota; Iury Antunes Lima (UFMG)

 

  • Outubro Rosa: da circulação à produção de sentidos nas redes sociais – Ellen Ramos Cardoso (mestranda, UFV)

 

  • Comunicação institucional do Incra no Instagram: um estudo sobre a atuação das assessorias de comunicação no ambiente digital – Cristiane Rocha Santiago Finotti; Márcio Carneiro dos Santos (UFM)

 

  • Inteligência Artificial e Desafios Éticos Nas Práticas De Relações Públicas – Polyana Inacio Rezende Silva e Isabela Barbosa de Souza (PUC-MG)

 

  • Futebol, TICs e universidades: o programa “Na Área” como experiência de comunicação organizacional na relação entre academia e sociedade – Christian Oliveira Bernardo; Rodrigo Vitarelli Silveira; Eulália Cristina Rosa de Paula (UFV)

 

ST 5- Vulnerabilidades, crise política e agência dos públicos em aliança

 

CAD II – sala: B313

Moderação: Marcela Vouguinha (UFMG)

 

  • A temporalidade como estratégia de vulnerabilidade: um estudo comunicacional do BH Stock Festival – Fernanda Shelda; Marcela Vouguinha; Samuel Rubens (UFMG)

 

  •  Mapeamento de Públicos do Programa de Extensão na Pós-Graduação da UFMG: fortalecer políticas públicas, cidadania e democracia – Letícia Alves Lins (UFMG) 

 

  • Teologia do domínio: construção da imagem de Silas Malafaia e a comunicação organizacional no contexto da intriga pública golpista – Luiz Augusto Soares Basílio (UFV)

 

  • Sustentabilidade e capitalismo: uma questão tão subversiva ou uma utópica utilizada para narrativa das organizações? – Cristiane Maria Aguiar Santos Gouvea

 

  • Ressentimento e Universidades: a comunicação da extrema direita nos discursos de Wilker Leão – Julia Teixeira Lourenço, Henrique Moreira Mazetti (UFV)

 

  • Educação Midiática, Regionalidades e Encruzilhadas Contemporâneas: Tensões na Comunicação Organizacional da Fundação Menino Jesus – Rennan Lanna Martins Mafra; Renata Maria Bittencourt Gomes; Rita de Cássia Cesarino; Adriana Helena de Almeida Freitas (UFV)

 

ST 6- Processos de mobilização, politização e controvérsias representativas

 

CAD II – sala: B404

Moderação: Ricardo Dantas (UNB)

 

  • Constituição Comunicativa da Organização (CCO) no Brasil: presença e estratégias no campo da Comunicação – Ricardo de Alcântara Dantas (UNB)

 

  • Da mobilização social à mobilização coletiva – Bráulio de Britto Neves (UFMG)

 

  • Representação mediática e Reputação da Comissão Nacional de Eleições em Moçambique no contexto eleitoral: análise baseada nos jornais “O País e A carta de Moçambique” – Manuela Guerra Jorge (UNESP)

 

  • Comunicação institucional e engajamento estudantil: o papel do interlocutor no caso #josidalivrariaufv – Josimar Aparecida da Silva1 (UFV)

 

  • Entrada, permanência e desistência de um curso superior de graduação: possíveis fatores que contribuem para a decisão dos graduandos – Silvio Luiz Gomes de Amorim (UFOP)

 

ST 7- Textualidades e vozes plurais na Comunicação Organizacional

 

CAD II – sala: B405

Moderação: Rudimar Baldissera (UFRGS)

  • Confluências e comunicação pública da ciência: uma reflexão a partir do museu universitário Espaço do Conhecimento UFMG – Ana Carolyna Gonçalves Barboza e Verônica Soares da Costa (PUC-Minas)

 

  • Pautando a imprensa: o papel da comunicação institucional para a comunicação pública de ciência – Mariana Hafiz; Sérgio L. M. Salles-Filho; Sabine Righetti (Unicamp)

 

  • A voz oficial das organizações: uma problematização de notas, comunicados e moções nos processos comunicacionais – Jussara Paola Coelho dos Santos (UFU)

 

  • As campanhas publicitárias da Justiça Eleitoral sobre o voto eletrônico e a comunicação organizacional na perspectiva da complexidade – Jônatas Oliveira da Costa; Rudimar Baldissera (UFRGS)

 

  • Filmes para ouvir: práticas de acessibilidade comunicativa na Rádio UFMG Educativa – Rafael Medeiros (UFMG)

 

  • A construção de sentidos sobre cultura na UFRGS a partir do projeto Unimúsica: uma aproximação inicial – Ana Laura Colombo de Freitas (UFRGS)

 

ST 8- Gestão estratégica em perspectiva relacional

 

CAD II – sala: B410

Moderação: Douglas Ferreira (UFMG)

 

  • Saúde mental em trabalhadores de Relações Públicas: precarização, alienação e burnout em relatos de egressos – Vinícius Lauriano Ferreira; Helena Fregni Alfieri; Lívia Zanucci Benatto; Renata Gonçalves de Assis (UNESP)

 

  • O Instituto Ahô e a comunicação canábica – Acácio Morais Silva (UFCA)

 

  • Purple Metrics e a relação Ciência de Dados-Branding: um estudo de caso sobre a plataforma a partir de uma contribuição da perspectiva comunicacional de Branding – Gabriela Fonseca Lima; Dôuglas Aparecido Ferreira (UFMG)

 

  • Invisíveis na vitrine? Comunicação, consumo e representatividade da pessoa idosa – William Lindolfo da Silva e Marcelo Pereira da Silva (PUC-Campinas)

 

  • Jogando com a sociedade: Persona 5, comunicação organizacional e fraturas na imagem de “cool Japan” – Leonardo Amorim Miguel; Rennan Lanna Martins Mafra; Renata Maria Bittencourt Gomes (UFV)